A dança insólita do fantasma no fundo do Oceano Pacífico

A dança incrível do polvo fantasmaO polvo Dumbo é uma espécie de molusco que possui duas aletas parecidas com as orelhas do elefante, que projeta sobre sua cabeça (corpo).

Estas incríveis imagens mais parecidas com um fantasma, capturadas nas profundezas do oceano, mostram um polvo em seu habitat natural, movimentando-se de forma graciosa, como se estivesse se exibindo para uma grande plateia, através de sua dança estranha.

A filmagem foi feita no fundo do mar, no largo da costa de Oregon, Estados Unidos, ao noroeste do Pacífico, mais de 2 mil metros de profundidade. Esta foi a forma de documentar o Grimpoteuthis bathynectes octopus (polvo) em seu habitat natural.

Os pesquisadores da Universidade de Washington recorreram a ajuda de um sub-robô que foi lançado na profundeza, com a finalidade de realizar o documentário. Isso aconteceu em 2005, mas somente agora o vídeo foi lançado.

O polvo paira sobre o fundo do abismo e percorre as areias em busca de vermes, moluscos e outros alimentos para comer.

Como vive em um ambiente desprovido de luz, não sente necessidade de coloração. Alem disso, seus grandes olhos detectam apenas flashes bioluminescente.