5 situações em que a urticária exige médico urgente

urticária

A urticária é simples e inofensiva, mas assusta bastante aos pais, quando aparece pela primeira vez em suas crianças. Eles ficam com medo, porque não conseguem imaginar quais as consequências.

Urticária são manchas avermelhadas na pele,com relevo, contornos irregulares e formas variadas e inconstantes. Podem aparecer isoladas, múltiplas, juntas ou separadas en diferentes partes do corpo, como por exemplo o rosto, o tronco ou extremidades.

Os pais se assustam bastante, quando notam que as lesões aumentaram, mas a preocupação é desnecessária, pois as urticárias geralmente são benignas.

Urticárias somente são perigosas, quando afetam os lábios ou a língua. Nestas áreas geralmente não coça.

Alguns dermatologistas definem urticária como uma alergia a alguma substância: alimentos, medicamentos, exposição, inalação ou contato com qualquer micróbio que infete ou forme colônia sem sintoma nem enfermidade.

Causas da urticária

A urticária pode aparecer em consequência de uma exposição ao calor, sol, exercício físico ou a uma pressão ou trauma mínimo. Além disso, certos alimentos como frutos secos, banana, abacate ou kiwi, naquelas pessoas já predispostas a alergias a estas e outroas substâncias.

Os sintomas  da pele são consequência da liberação de várias substâncias por parte de algumas células do organismo, a exemplo da histamina, responsáveis pela urticária e prurido.

Pode acontecer o sumiço espontâneo das lesões, dando a falsa impressão de cura, mas reaparecem algumas horas ou dias mais tarde. Apesar da cor avermelhada dentro dos limites, pode acontecer o surgimento de uma pequena bolha.

Tratamento da urticária

Tratamento em casos leves e moderados é a administração, por via oral, de um anti-histamínico. Cabe ao médico indicar a dose e a frequência da administração.

Os médicos dizem que os que estão afetados por urticária não devem usar nenhum tipo de pomada a base de anti-histamínicos, corticoides ou qualquer tipo de unguento, pois podem causar uma reação prejudicial de fotossensibilidade.

Urgência médica

O chefe de pediatria do hospital da criança, na Espanha, Dr. Juan Casado, destaca, em seu blog saúde infantil, cinco situações relacionadas a urticária em que o médico deve ser consultado com urgência:

1.  Se a língua ou lábios estão inchados com ou sem prurido.

2. Se os lábios estão roxos, escuros ou azulados.

3. Se houver dificuldade em respirar ou mudança no timbre da voz.

4. Se diminuiu o estado de alerta ou parece que não lhe interessa as coisas ao seu redor.

5. Se quando respirar aparece assobio ou chiado, principalmente se a criança está respirando mais rápido e fala entrecortado.

7 opiniões sobre “5 situações em que a urticária exige médico urgente”

  1. meu filho está com urticária faz duas semanas. Tomou predinisona, melhorou. Quando para de tomar ela volta. Foi a o alergologista que receitou alektos, melhorou, mas voltou. Estou preocupada. Pode tomar a predinisona por quanto tempo?

  2. Oi Vilma,
    Acredito que não. Existem situações psicológicas que também causam isso. Você já procurou um médico especialista?

  3. tenho uma filha de 13 anos e parece que ela esta com urticaria,ela sente dificuldade de respirar e dificuldade para engolir fora as manchas que aparecem esomem pelo seu corpo sera que e grave

  4. Boa Noite
    Estou preucupado com minha filha ela esta com orticaria cronica sempre esta inchando ja levei ao medico e esta tomando varios remedios, mas sempre tenque ficar trocando para ver qual da mais certo, o que posso fazer.

  5. tenho um filho de 14 anos, ao 13 anos ele apareceu com urticaria, sera que e por causa da vacina de h1n1???
    vacina resolveria ???

  6. minha filh teve esta doença, em alguns meses depois ela obteve a varicela que complicou e o viros foi alojado na parte do celebro e chamaram de cerebelite. mas não fizeram nenhum exame . pois estou muito preocupada pois agora depois de um ano ela um sono agitado e mexe a noite inteira e agora esta com um incomodo na lingua mas ante disso ela teve uma infeccção urinaria . a e lembrando que de vez enquanto da uma babinha . me orienta o que devo fazer para me tranquilizar e qual tipo de especialista procurar . me respondem em breve

  7. Boa Noite, passando por este saite, li várias situações que que preciso aprender a lidar : Eu tenho uma menininha com 4 aninhos e tem várias manchas no corpo, já percorri vários médicos e até agora não teve resultado, eu percebi quando ela tinha apenas 3 semanas . Por favor se alguém souber de um remédio, me escreva , os médicos que eu já fui eles me disseram que é MASTOCITÓZE . Tem dias que eu nem sei o que fazer . Por favor me ajudem . Obrigada

Olá, o que acha disso?