7 dicas para concentrar nos estudos e melhorar suas notas

Estudar e concentrarConcentrar é dirigir seu pensamento, sua atenção ou seu sentimento para uma atividade apenas, aumentando assim os poderes de retenção do seu cérebro.

O que diferencia os melhores alunos dos medíocres é justamente a capacidade de concentração. Enquanto os estudantes mais fracos preferem ser dominados pelos jogos de vídeo, fofocar com os amigos ou assistir a um bom programa de TV, os estudantes mais fortes também gostam disso, mas preferem deixar para o momento certo.

Após uma boa sessão de estudo, você poderá desfrutar de todas essas atividades ainda mais. Além disso, desenvolver a sua concentração é a própria recompensa, na medida em que ajuda a torná-lo mais calmo, mais inteligente, enfim, uma pessoa mais preparada para vida.

O site inglês e-how.com enumera alguns passos para você seguir, a fim de se sair bem nos estudos:

Passo 1

Escolha um local para estudar. Se você encontrar o lugar certo e sempre voltar para ele, você irá condicionar o seu cérebro a concentrar-se, quando chega a hora do estudo. Pense se você se concentrará melhor em completo isolamento, ou com alguma música suave. Qualquer lugar que você escolher deve ser bem iluminado e ventilado.

Passo 2

Escolha um tempo para estudar. Todo mundo tem pontos no dia em que está mais propenso a aprender, seja nas primeiras horas da manhã, após um treino, ou altas horas da noite. Para desenvolver bons hábitos de estudo, começar a estudar sempre em um mesmo horário do dia e planejar suas atividades em torno deste período.

Passo 3

Comece pelo começo. Faça um plano de estudo. Comece sua sessão de estudo, fazendo uma lista do que você precisa fazer. Divide a grande quantidade de assuntos em partes menores, facilmente digeríveis. Dê para você um tempo razoável para cada assunto.

Passo 4

Diminua ao máximo as distrações, incluindo o uso de telefones celulares, e-mail e sites de redes sociais. O ruído só é bom se você é daqueles que precisam do som de uma música ou televisão em segundo plano. Se você precisa de silêncio total e não consegue este silêncio, então invista em tampões para os ouvidos. Se você estiver distraído por objetos brilhantes, mantenha sua cabeça baixa, assim que você verá apenas a página na sua frente.

Passo 5

Utilizar técnicas de leitura ativa, desafiando a si mesmo através de perguntas sobre o tema. Tente olhar para fora da página e resumir em voz alta o que você acabou de ler. Faça anotações sobre o que você não entende e peça ajuda ao instrutor.

Passo 6

Misture tudo. Estude um assunto por uma hora, faça uma pausa, e então continue com outro assunto. É natural querer variedade quando se está interessado, no que está tentando aprender.  Se você está estudando um assunto chato, fazer uma pausa e passar para um assunto mais agradável pode ser uma boa idéia. Quando voltar para o primeiro notará que não é tão chato quanto imaginava.

Passo 7

Dar um presente para você mesmo ao concluir uma etapa. Esta é uma parte importante do desenvolvimento de bons hábitos de estudo. No fundo somos todos com cinco anos de idade, querendo apenas uma barra de chocolate. Um presente para você mesmo, após uma vitória nos estudos, ajudará a manter seu cérebro bastante interessado.