Adolescentes do Centro Histórico da Bahia terão acesso às tecnologias da comunicação

Os adolescentes do Centro Histórico de Salvador terão acesso às tecnologias da comunicação e da informação. O Projeto Pelourinho Digital, co-realizado pela Cipó – Comunicação Interativa, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), por meio do Programa Pelourinho Cultural, e do Fazcultura/Oi Futuro, será lançado, nesta terça-feira, às 19h, na sede do Programa Pelourinho Cultural (casa 12, Largo do Pelourinho), com a Mostra De Um Tudo e + Um Pouco.

A exposição, que fica aberta para visitação até o dia 30 deste mês, com visitas monitoradas das 14 às 18h, inclui trabalhos de fotografia, vídeo, design e computação gráfica elaborados por 80 jovens da Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia – iniciativa Oi Futuro e Cipó.

A proposta do Pelourinho Digital é montar um centro de formação e produção de mídia e cultura comunitária, que servirá de referência para a criação de um programa estadual de redução da desigualdade social em regiões com baixos índices de desenvolvimento humano.

O projeto beneficiará, inicialmente, 30 garotos e garotas de bairros como Santo Antônio, Carmo, Pilar, Saúde, Gravatá, Aquidabã e Pelourinho que, durante um ano, participarão de oficinas de comunicação, webdesign e design gráfico, além de atividades de fotografia e de ser e conviver – que promovem o desenvolvimento pessoal e social.

O programa de formação utilizará a metodologia da educação, comunicação e arte, desenvolvida pela Oi Kabum!, e a metodologia de pesquisa desenvolvida pelo Centro de Referência Integral do Adolescente (Cria) para a implementação de duas grandes ações: o Portal Cultural do Pelourinho e Projeto Gráfico do Museu a Céu Aberto, que irão disponibilizar um banco de dados e informações culturais.

Para participar das aulas, que começam no dia 14 de julho, na casa do Programa Pelourinho Cultural, os jovens devem ter entre 15 e 18 anos, morar no Centro Histórico e estarem cursando da 7ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

Redes-Cobrindo o Pelô

Outra iniciativa do programa, na área da Comunicação, é o lançamento do concurso de blogs Redes-Cobrindo o Pelô, que também acontece nesta terça, às 19h, na sede da instituição. Os participantes devem criar as páginas com base no tema “Pelourinho: bom para morar, trabalhar, visitar e freqüentar”. Os três melhores blogs, eleitos por votação pública, terão seus links disponíveis no Portal Cultural do Pelourinho, um dos produtos a serem criados pelo projeto Pelourinho Digital.

“Com esses projetos, o Programa Pelourinho Cultural começa a atuar de forma mais efetiva na implementação de políticas públicas para o Centro Histórico e seu entorno. A idéia é envolver jovens moradores na elaboração de novos discursos sobre a região, a partir de uma ação que vai possibilitar a inclusão social e digital dessa população”, destaca o secretário de Cultura, Márcio Meirelles.

O concurso de blogs, nesse sentido, visa estimular a reconstrução da memória do Centro Histórico e, ao mesmo tempo, o reconhecimento de seus atuais agentes sociais. “Qual o perfil de quem mora, trabalha, freqüenta e visita hoje o Pelourinho? O reconhecimento das dinâmicas econômicas e sociais do Pelourinho, que é o coração do Centro Histórico, é fundamental para que seja possível promover o desenvolvimento sustentável de todo o Centro Antigo de Salvador”, destaca o secretário.

O concurso acontece em parceria com a produtora cultural Adorno Lisboa Produções e Eventos, que vai contemplar as três melhores criações com até três mil reais. Os interessados devem se inscrever até 20 de junho pelo e-mail [email protected]. Serão exigidos nome completo, pseudônimo, números do RG e CPF, data de nascimento, escolaridade, endereço e telefones, além de e-mail e endereço do blog concorrente. A inscrição é gratuita e cada participante poderá concorrer com um único blog.

As páginas vencedoras serão definidas por votação pública por meio de um link postado por cada concorrente, no período entre 21 e 30 de junho. No dia 1º de julho, os ganhadores serão notificados por endereço eletrônico. “O tema pode ser explorado de infinitas formas. Queremos incentivar os diversos olhares sobre o Pelourinho, desde o seu aspecto social, econômico e cultural até o seu significado como patrimônio da humanidade”, explica a Diretora do Pelourinho Cultural, Ivanna Soutto.

Textos, fotografias, resenhas, ilustrações e imagens em movimento, são apenas algumas das ferramentas disponíveis para uso dos participantes. “Pode-se utilizar de inúmeras linguagens. É necessário apenas que estejam embasados na história e nos aspectos reais que envolvem a região. A idéia é que sejam projetos artísticos para extrair e apresentar para o mundo o que o Pelourinho, que é um pólo infinito de informações, tem a oferecer”, diz a produtora cultural, Andréa May. O objetivo principal, explica, é promover conhecimento e difundir informações sobre o Centro Histórico de Salvador.

A criatividade dos participantes e a sua qualidade interpretativa podem estar fundamentadas nas histórias dos moradores e comerciantes locais, na arquitetura do lugar, nos monumentos, no patrimônio material e imaterial, nos eventos ou nos espaço públicos, por exemplo. “Além do registro de informações, o que tem uma importância inquestionável, acredito que vamos suscitar discussões e maior interesse acerca do nosso Centro Histórico”, completa May.

Requisitos para participar do concurso

1 – Ter a idade mínima de 12 anos;

2 – Residir ou estar domiciliado em Salvador há pelo menos 6 meses;

3 – Criar, obrigatoriamente, um blog dentro dos principais objetivos do concurso, que é de registro e difusão do Centro Histórico de Salvador em toda a sua diversidade, tendo como foco pelo menos uma das citações do mote: “Pelourinho: bom para morar, trabalhar, visitar e freqüentar”;

4 – Comprometimento de postagem do banner de identificação do concurso (disponível no link www.redescobrindoopelo.blogspot.com) em seu blog que servirá de link para a votação pública;

5 – Estar de acordo com as condições gerais assim como o sistema de votação pública pelo e-mail.

Mais informações, no site www.redescobrindoopelo.blogspot.com. Dúvidas sobre a formatação, conteúdo ou estética do blog podem ser retiradas pelo e-mail: [email protected].

cas/is