Alimentação para criança crescer saudável e feliz

Alimentação para criança
Alimentação para criança

Alimentação para criança é algo que os pais devem dar uma atenção especial, segundo os especialistas na área. Começa no aleitamento materno e continua por muito tempo merecendo os cuidados do papai e da mamãe, até formar hábitos nutricionais saudáveis. Os costumes adquiridos nessa fase vão repercutir por toda a vida.

Além  disso, os pais devem ter em  mente que seus filhos ficarão grandes e  vão conquistar mais liberdade, principalmente quando estiverem  se alimentando fora de casa. Um exemplo disso é a escola, onde geralmente não existe uma atenção especial  quanto ao alimento que a criança vai consumir no horário da merenda.

Aqueles crianças que tiveram uma alimentação saudável na infância evitam com mais naturalidade alimentos prejudiciais a sua saúde.  Isso mostra a importância que os pais devem dar na alimentação das crianças, pois somente assim haverá a conquista de hábitos alimentares saudáveis desde o início.

Como deve ser alimentação para criança?

Considera-se  que alimentação saudável para criança deve fornecer  as matérias-primas que o organismo em desenvolvimento precisa para formar os dentes, ossos, músculos e tecidos e conservá-los com boa saúde.  Uma consequência positiva é bom desenvolvimento da criança e a proteção contra várias doenças.

Criança é muito vulnerável nos dois primeiros anos de vida e a alimentação vai protegê-la. Os pais devem lhes dar uma variedade de alimentos e evitar comidas industrializadas. Se assim não procederem, nos três primeiros anos de vida, principalmente, seus filhos serão candidatos a se tornarem adolescentes e adultos obesos.

Normalmente, as crianças brasileiras são alimentadas de forma incorreta, segundo o pediatra Cesar Victora: “a duração do aleitamento exclusivo, que é o período em que a criança só recebe o leite materno era muito curta, era um mês, dois meses, quando o recomendado é seis meses, sem nenhum outro alimento”.

Na opinião da nutricionista Coordenadora Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime:

“Também tem outras evidências como os dados da pesquisa de aleitamento materno, onde observa a introdução de alimentos inadequados muito precocemente na vida das crianças. Aproximadamente 10% das crianças, entre 9 e 12 meses, já tomaram café. Aproximadamente 70% das crianças entre 9 e 12 meses já consumiram alguns tipos de biscoitos e salgadinhos”.