Bactéria da pneumonia e meningite volta a ameaçar crianças

Bactéria da pneumonia e meningite volta a ameaçar<span id= crianças” hspace=”20″ vspace=”20″ align=”right” title=”Bactéria da pneumonia e miningite” />
As doenças de hoje em dia são mais facilmente combatidas do que as de outros tempos, mas algumas chegam a deixar todos nós bastante preocupados. Um exemplo disso é a bactéria que provoca pneumonia e meningite em crianças.

A bactéria está se espalhando na Inglaterra, Estados Unidos e no País de Gales. Foi reduzida em 2006, por conta da introdução de uma vacina, mas surgiu uma variedade nova da bactéria e a vacina contra pneumococos não faz efeito.

Atualmente as crianças tomam uma vacina anti-pneumocócica, quando estão com dois e quatro meses de idade e aos treze meses, tomam mais uma dose de reforço, ficando imunizadas contra sete variedades da bactéria Streptococcus pneumoniae.

O pediatra David Spencer calcula, segundo a BBC, que haja hoje cerca de mil casos da doença por ano na Grã-Bretanha, em comparação com apenas uns poucos no início da década de 90.

“O serotipo 1 continua crescendo e provavelmente os fatores (que explicam isso) são melhores registros, mas também um aumento genuíno porque ela (esta variedade) não é coberta pela vacina”, disse Spencer.

“De maneira geral, houve benefícios dramáticos com a vacinação, mas estamos trabalhando em um terreno em constante movimento e o monitoramento vai nos ajudar a planejar para o futuro”, acrescentou.