Bebê não engatinhar e andar no tempo certo pode ser sinal de problema

Bebê não engatinhar e andar no tempo certo pode ser sinal de problema
Rita ensaiando engatinhar - Flickr - Galeria de Dri

Normalmente os bebês começam a engatinhar por volta dos oito meses e a andar até um ano de idade. Se passar desse período, sem cumprir estas etapas, ou seja, sem engatinhar e andar, devem ser observados com cuidado. Segundo os pesquisadores, isso pode indicar atraso no desenvolvimento físico e mental ou ambos.

Claro que existem algumas crianças que começam a engatinhar e andar mais tarde, sem que exista nenhum problema com elas. Mas se existe, descobrindo mais cedo é mais fácil o tratamento. O objetivo da pesquisa não é trazer preocupações e sim ajudar a evitar problemas no futuro.

Não engatinhar e andar no tempo certo pode ter relação com problemas de aprendizagem e comportamento. Bebês que não cumprem estas etapas, na época certa, são mais propensos a ter dificuldade de aprendizagem e comportamento anti-social.

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores acompanharam 15.000 crianças, durante os primeiros cinco anos de vida delas. Um simples teste pode detectar o problema antes que a criança complete um ano de vida e é crucial na prevenção de problemas futuros.