Cientistas encontram uma estranha rã que respira sem pulmões

respira sem pulmões” />
Muitas coisas que existem neste planeta terra nos deixam surpresos. Pelo menos é o que aconteceu comigo, quando li a notícia de que pesquisadores da Universidade Nacional de Singapura e do Instituto Tecnológico Bandung de Java (Indonesia) encontraram na selva de Borneo uma rã que não depende de pulmões para respirar.

A primeira foi encontrada há trinta anos e os pesquisadores não quiseram sacrificá-la em seus estudos.

Recentemente encontraram outras rãs da mesma espécie, em uma expedição comandada pelo biólogo David Bickford e omprovaram que este tipo estranho de rã não depende de pulmões para respirar e viver:

“Nós sabíamos que seria muita sorte achar a rã; passamos trinta anos tentando encontrar rãs deste tipo. Mas, quando nós encontramos e fizemos as primeiras experiências, tenho que reconhecer que não acreditava muito que uma rã poderia viver sem pulmões. Não parecia possível. Nós fomos pegados de surpresa”, explicou o diretor da expedição.

Barbourula kalimantanensis é a primera rã que conhecida que vive sem pulmões e toma todo ar que precisa para viver através da pele.

A rã é muito pequena e vive em regiões remotas e de difícil acesso, na Indonésia. Foi muita sorte para os pesquisadores tê-la encontrado.

Notícia em inglês na revista Live Science. Crédito da foto a David Bickford.