Curiosidades bíblicas para todos os tempos – Livro de 1º Reis

Era necessário matar 30 bois todos os dias (além de quantidade de outras comidas) para alimentar todas as pessoas que comiam à mesa de Salomão (1 Reis 4.23).
Seria equivalente a 120.000 sanduíches por dia.

*

Os cedros que Salomão importou do Líbano eram um material valioso (1 Reis 5.6-10).
A madeira é vermelha e resistente a insetos e deterioração, sendo ideal para construções, instrumentos musicais, baús e moveis domésticos.
Apesar dessa árvore estar quase extinta, ela continua desenhada na bandeira do Líbano.

*

O templo de Salomão era uma das maiores estruturas em Israel naquele tempo, mas não seria muito grande para os padrões atuais.
O templo media 27 metros de comprimento por 9 metros de largura. 1 Reis 6.2-38. Não muito maior do que muitas casas atuais.

*

Construir o templo de Salomão iria mexer bastante no orçamento de uma igreja. 1 Reis 6.21.
De acordo com estimativas, somente o ouro que revestia o templo seria cotado em quase 36 bilhões de dólares em valores atuais.

*

Quando o reino foi dividido (1 Reis 12.16-19), Israel (reino do norte) era mais forte economicamente, tinha mais gente, controlava as principais estradas e possuía a melhor terra.
Judá (reino do sul) era menor e tinha menos recursos.
Porém Judá sobreviveu cerca de 150 anos a Israel, porque não sofreu tanto ataques de nações hostis, e muitos dos reis seguiam a Deus.

*

O prestigio do rei Onri é baixo na bíblia (1 Reis 16.23-28), mas ele provavelmente foi um dos lideres mais poderosos do reino do norte.
De acordo com outras fontes, ele estabeleceu um regime forte e conquistou os moabitas, inimigos de longa data.
Mas a bíblia diz: “Ele fez mais mal do que todos os reis que viveram antes dele”.

*

Os 450 profetas de Baal aparentemente tinham uma enorme vantagem na disputa com Elias e com Deus (1 Reis 18.20-46).
Baal era considerado o deus do Monte Carmelo era também o deus da chuva.
Quando Elias orou e trouxe fogo do céu e terminou a seca, os falsos profetas de Baal teriam morrido de vergonha se Elias não os tivesse executado antes.

*

Fora da Bíblia, a menção mais antiga de um rei de Israel é do Rei Acabe. 1 Reis 20.1-43.
Um monumento assírio que comemora uma batalha, informa que Acabe contribuiu com 100.000 soldados e 2.000 carros, formando uma aliança de paises para lutar contra os assírios.

Italvar Fraga Cerqueira