Dieta da “tele” pode evitar obesidade infantil e gordura em adultos

Dieta da “tele” pode evitar obesidade infantil e gordura em adultos (Imagem: greekadman: http://www.flickr.com/photos/papazimouris/3183558876/)

Um artigo publicado pela revista Archives of internal Medicine deixa claro que nem as dietas rigorosas nem os exercícios cansativos vão reduzir a obesidade infantil e gordura em adultos: reduzir o tempo diante da televisão pela metade poderia ser a solução para este problema que está afetando milhões de crianças, jovens e adultos.

Estudos recentes comprovam que a televisão é um passatempo sedentário que consome menos calorias do que ler, escrever e falar ao telefone. Portanto, ficar menos tempo diante da tela da TV estimula a prática de outras atividades que requerem maior consumo de energia.

A doutora Jennifer J. Otten que coordenou a equipe da Universidade de Vermont-Burlington (EUA) durante o estudo, disse que:

“Pequenas mudanças de comportamento é o método mais eficaz, em longo prazo, para ajudar a tratar a epidemia de obesidade. Se tem estimado que combinar um maior gasto de calorias com uma diminuição de somente 100 calorias ao dia pode prevenir o ganho de peso, observado na maioria da população”.

Os estudos realizados também com crianças demonstraram que cortar parte do tempo que as elas ficam diante da televisão, reduz bastante a quantidade de calorias que consomem e, portanto, diminui ou previne a obesidade infantil. A explicação é simples, quando estão assistindo televisão, as crianças comem mais e não gastam calorias.

Enfim, trata-se do primeiro estudo mostrando que reduzir o tempo diante da televisão, pode ser usado como método para prevenir a obesidade infantil e em adultos.