Droga: Adultos dependentes representam menos de 5% da população mundial

Notícia publicada no Diário Digital diz que:

Menos de cinco por cento da população mundial adulta é dependente de substâncias ilegais, número «cinco ou seis vezes inferior as pessoas viciadas em tabaco ou álcool», avançou hoje o diretor do Gabinete sobre Drogas e Crime da ONU.

De acordo com dados do Gabinete sobre Drogas e Crime das Nações Unidas (UNDOC), o número de pessoas em todo o mundo que consomem «drogas duras», consideradas mais nocivas para a saúde, é de aproximadamente 25 milhões de pessoas, o equivalente a 0,5 por cento da população mundial.

António Maria Costa, que falava no primeiro dia da 51ª sessão da Comissão de Narcóticos UNDOC – reunida até sexta-feira em Viena, Áustria, para rever a política contra as drogas daquele organismo na última década – sublinhou que o consumo de estupefacientes é um problema «ainda por resolver a nível mundial».

«O problema das drogas tem vindo a ser contido, mas ainda não está resolvido», frisou o responsável italiano.

Em 1998 a ONU lançou em Nova Iorque, Estados Unidos, uma estratégia para «eliminar ou reduzir significativamente o cultivo ilegal da folha de coca, cannabis e da papoila branca [planta de ópio] em 2008».