Escolas precisam de profissionais para cuidar das bibliotecas

A Agência Brasil publicou uma matéria escrita por Ana Luiza Zenker, intitulada “Professores reclamam da falta de profissionais para cuidar das bibliotecas nas escolas”. Transcrevemos aqui uma parte da notícia, porque é útil para muitas pessoas:

Brasília – O governo federal lançou, na última terça-feira (24), o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O projeto traz ações para a educação em todos os níveis, do infantil ao superior. Para a educação básica, uma das propostas é a realização da Olimpíada Brasileira da Língua Portuguesa. Com funcionamento semelhante ao da Olimpíada de Matemática, o projeto tem o objetivo de estimular a leitura e melhorar a escrita dos alunos da rede pública.

Biblioteca da Escola Classe 102 Norte, de nível fundamental, onde os alunos não podem retirar livros porque não há nenhum professor responsável. O novo plano de educação prevê a realização de uma olimpíada de português para alunos deste nível de ensino

A iniciativa para incentivar a leitura precisará também romper com os problemas de infra-estrutura das escolas da rede pública, que têm dificuldade em levar o livro para as crianças. Bibliotecas existem, mas faltam profissionais para cuidar delas. A diretora da escola Classe 316 Norte, em Brasília, Marilda Pereira, relata seu problema. Pereira diz que a falta de um professor responsável pela biblioteca impede que os alunos peguem livros emprestados para ler em casa. Para superar essa dificuldade, Marilda conta que “os professores têm trazido as crianças na biblioteca e feito aulas de leitura, aqui na biblioteca”.

Clique aqui para ler o restante da matéria.

Se não quiser, veja este vídeo da criação de uma biblioteca bem interessante no interior da Bahia, fundada por moradores.

***
Links legais: O Apanhador de Notícias Curiosas e O Brasileirinho .