Exposição Salvador Dali começa hoje (19) em São Paulo

Exposição Salvador Dali começa hoje, 19 de outubro, no Instituto Tomie Ohtake. Uma oportunidade para qualquer pessoa conhecer as valiosas obras deste famoso artista.

Os visitantes conhecerão 218 obras do pintor, divididas entre 24 pinturas, 135 gravuras e desenhos [muitas delas ilustrações para livros como Alice no País das Maravilhas, Fausto, Dom Quixote e O Velho e o Mar], 15 fotos, 40 documentos, quatro filmes [entre eles O Cão Andaluz, dirigido com Luis Buñuel] e até uma grande sala retratando a atriz norte-americana Mae West (1893-1980) como um apartamento. A sala atrai curiosos [em filas geralmente longas] em busca de uma foto sentado em poltrona simulando a boca da atriz.

Domingo Felipe Jacinto Dali i Domènech, 1º Marquês de Dalí de Púbol, popular Salvador Dali (1904-1989) , pintor, desenhista, ilustrador, cineasta e cenógrafo é um dos principais representantes do surrealismo Suas pinturas retratam geralmente figuras recorrentes como relógios, muletas e corpos mutilados.

O surrealismo é um movimento artístico que enfatiza o inconsciente. Foi bastante influenciado pelas teorias do médico neurologista e criador da psicanalise Sigmund Freud (1856-1939).

Exposição Salvador Dali é gratuita

A mostra apresenta, principalmente, a década de 30, o auge do movimento surrealista. Ela já foi apresentada no Rio de Janeiro e chega a São Paulo com algumas novidades, entre elas cinco novas obras da Fundação Gala-Salvador Dalí e outras duas do Museu Reina Sofia, instituições detentoras de 90% dos trabalhos expostos. Uma delas retrata o pequeno óleo sobre madeira O Espectro do Sex-Appeal (1934), em que Dalí mostra o temor pela sexualidade, e O Piano Surrealista (1937), fruto de sua colaboração com os irmãos Marx. A curadoria é de Montse Aguer, diretora do Centro de Estudos Dalinianos da Fundação Gala-Dalí.

A exposição Salvador Dali promovida pelo Instituto Tomie Ohtake é gratuita. Toda terça-feira a domingo, das 11h às 20h, até 11 de janeiro. Para participar, os visitantes precisam apenas de uma senha, que será distribuída no local, a partir das 10h. A exposição estará aberta para visitação em três horários: 11h, 14h e 17h. Mais informações no site do instituto.