Famoso especialista em alergia infantil fala sobre o assunto na rádio Eldorado

grãos de pólen provocam alterações morfológicas nos linfócitos
Alergia infantil: grãos de pólen provocam alterações morfológicas nos linfócitos. Imagem: Pixabay

Para todos os pais que têm crianças com problemas em alergia infantil, bem como para todos os interessados, vale a pena ouvir a entrevista com o professor Charles Naspitz, fundador da disciplina
de alergologia na Universidade Federal de São Paulo, neste próximo final de semana.

Agência FAPESP informa que o especialista em alergia infantil, Naspitz fala sobre o desafio de compreender e tratar a asma. O cientista publicou até o momento 162 artigos científicos e quatro livros que são referência na área, três deles editados apenas em inglês.

Em 2007, a Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia, entidade mais prestigiosa da área no mundo, considerou um trabalho publicado por Naspitz em 1968 como um dos seis mais importantes em alergia e imunologia nos últimos 40 anos.

Nesse estudo desenvolvido durante mestrado na Universidade McGill, no Canadá, Naspitz demonstrou pela primeira vez que grãos de pólen provocam alterações morfológicas nos linfócitos, células de defesa que identificam e ajudam a eliminar microrganismos infecciosos ou substâncias estranhas ao corpo.

A descoberta do fenômeno levou à identificação de outros mecanismos celulares na resposta in vitro ao ragweed, tipo de pólen (derivado de ervas do gênero Ambrosia) ao qual os pacientes estavam sensibilizados.

Pesquisa Brasil é transmitido pela Rádio Eldorado AM (700 kHz) aos sábados, às 11h, e às 20h de domingo. Nos mesmos horários, pode ser acompanhado pela DirecTV, no canal de áudio 883, ou pela internet, no endereço b>www.radioeldoradoam.com.br.

A partir da tarde de segunda-feira, os interessados também podem ouvir o conteúdo do programa no site da revista Pesquisa FAPESP, em www.revistapesquisa.fapesp.br.

Ajude a fazer o programa: envie perguntas, críticas e sugestões para [email protected]. O ouvinte que tiver sua pergunta selecionada ganhará uma assinatura semestral de Pesquisa FAPESP.