Governo pretende vacinar meninas de 9 a 13 anos contra HPV

Imagem HPVO Ministério da Saúde pretende vacinar meninas de 9 anos a 13 anos contra o HPV, o papilomavírus humano, causador do condiloma acuminado, doença sexualmente transmissível que pode provocar câncer de útero. A informação é do secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.

O vírus do papiloma humano (VPH ou HPV, do inglês human papiloma virus) é um vírus que infecta os queratinócitos da pele ou mucosas, e possui mais de 200 variações diferentes. A maioria dos subtipos está associada a lesões benignas, tais como verrugas, mas certos tipos são frequentemente encontrados em determinadas neoplasias como o cancro do colo do útero, do qual se estima que sejam responsáveis por mais de 90% de todos os casos verificados.

Embora o vírus possa afetar mulheres de qualquer idade, a ideia inicial é imunizar adolescentes que ainda não iniciaram a vida sexual, uma vez que a vacina não serve para mulheres adultas, com vida sexual ativa, que já foram expostas à infecção pelo HPV, segundo o secretário. A prevenção, nesse caso, deve ser feita por meio do exame papanicolau, que identifica o câncer no colo do útero.

A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual, sendo a doença sexualmente transmissível (DST) mais frequente. Estima-se que 25 a 50% da população feminina mundial esteja infectada, e que 75% das mulheres contraiam a infecção durante algum período das suas vidas. A maioria das situações não apresenta sintomas clínicos, mas algumas desenvolverão alterações que podem evoluir para cancro. O exame de rastreio para diagnóstico destas alterações é a citologia cervical ou Papanicolau. A infecção também pode ocorrer no homem e, embora as manifestações clínicas sejam menos frequentes do que na mulher, estima-se que 50% da população masculina esteja infectada pelo virus.

O governo terá um gasto anual de R$ 600 milhões para incluir a vacina contra HPV no calendário de imunização das adolescentes, segundo Jarbas Barbosa. Este valor equivale a um terço do que o governo gasta com todas as vacinas, segundo o ministério.

One reply to Governo pretende vacinar meninas de 9 a 13 anos contra HPV

  1. onde consigo a vacina hpv pra minha filha de 12 anos. moro em barueri região oeste

Comments are closed.