JK Rowling fica em terceiro lugar entre os escritores mais queridos dos britânicos

O escritor Enid Blyton derrotou hoje a a autora de Harry Potter JK Rowling, escritora que mais vende no Reino Unido, ao ser escolhido em uma pesquisa, como o mais querido autor para os britânicos.JK Rowling - Harry Potter

De acordo com a pesquisa de opinião realizada pelos responsáveis pelo Prêmio Literário Costa Book Award, Blyton (1897-1968)ocupa a primeira posição de uma lista de cinqüenta escritores.

No segundo lugar aparece Roald Dahl (1916-1990), autor de livros tão populares como o Charlie e a Fábrica de Chocolate, e JK Rowling, acostumada a ser a pessoa número um neste tipo de classificações, teve que se conformar com a terceira posição.

Blyton vendeu no mundo inteiro mais de quinhentos milhões de livros e sua fama se consolidou com a série Os Cinco, publicada nos anos quarenta e cinqüenta do século passado. Os personagens principais do enredo são os irmãos Juliano, o Dick e Anne, sua prima Georgina e o cachorro. As obras dele envolve detetive, mistério e aventura.

Embora alguns críticos literários classificam os livros dele como machista, racistas e simplista, os trabalhos de Blyton continuam sendo muito populares. O autor vende mais de dez milhões de livros todos os anos.

Todos os três escritores são autores de literatura infantil. Os outros da lista são Jane Austen (1775-1817), autora de Razão e Sensibilidade,na quarta posição e William Shakespeare (1564-1616), na quinta posição.

Entre os dez escritores escolhidos como os mais queridos dos britânicos, apenas dois estão vivos: JK Rowling e Stephen King, que ocupam a nona posição.

A classificação surpreende por conta da ausência de escritores tão famosos como Ian Flandrino (1908-1964), criador de James Bond, cujo nascimento está completando um século.