Mais de 30 mil alunos podem ter deixado de fazer o Enem em Manaus

Manaus – O número de estudantes que deixaram de fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Manaus pode ser superior a 30 mil, o que equivale a cerca de 30% do total de inscritos na cidade. Os dados ainda estão sendo organizados pela coordenação regional de aplicação da prova no Amazonas e devem ser oficialmente anunciados na noite de hoje (6) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

“Tivemos um pouco de tudo para justificar os atrasos. Teve aluno que se atrapalhou com o horário da prova, que se atrasou por causa do trânsito ou encontrou alguma dificuldade para chegar até a sala da prova, mas independente disso, a aplicação das provas ocorreu normalmente”, disse à Agência Brasil o representante da Gerência de Ensino Médio da Secretaria de Educação do Amazonas, Jeordani Andrade.

Centenas de alunos que perderam o horário e não puderam entrar nas salas de aula promoveram duas manifestações na capital amazonense. Uma delas aconteceu em frente a uma universidade particular na zona centro-oeste. Na outra, no centro da cidade, os estudantes conseguiram fechar uma das principais ruas e impedir a passagem dos veículos até a chegada da polícia. Eles protestaram juntos, alegando motivos diversos para o atraso. A polícia usou spray de pimenta para dispersar o grupo.

Os portões das escolas onde as provas estão sendo aplicadas fecharam há pouco e o clima é de normalidade. O número de atrasos hoje deve ser significativamente inferior ao de ontem, segundo a coordenação estadual.

Além das dez horas de provas relativas ao Enem, os estudantes do ensino médio do Amazonas ainda terão amanhã (7) e terça (8) a realização do vestibular da Universidade Estadual (UEA). Nessa instituição, a nota do Enem será utilizada para compor a nota final da primeira etapa (Prova de Conhecimentos Gerais). (Amanda Mota / Agência Brasil)