Medo infantil – como ajudar seu filho a se livrar dele

CompartilheShare on Facebook13Share on Google+0Tweet about this on Twitter1

Esta magnífica foto pertence a Joshua Hoffine e você pode conhecer outras extremamente criativas, sobre medos, no site dele: www.joshuahoffine.com

O medo é um sentimento difícil de ser explicado e afeta tanto adultos, quanto crianças e jovens. Há diversos tipos, alguns aceitáveis, outros bastante bizarros, como o de uma jovem que tem medo de cenoura e ervilhas. O que importa é que existe diversas formas de tratamento e os pais podem contribuir para fazer sua criança feliz, livre do medo ou atormentá-la.

Segundo o psicólogo Bruno Sini Scarpato, de São Paulo, especialista em atendimento infantil, a criança precisa ter segurança e de forma alguma os pais devem ridicularizar seus medos. Se fizerem isso só vai torná-la mais insegura.

O medo faz parte da vida, pois ajuda as pessoas estarem alertas para algo ameaçador que pode acontecer e evita que os seres humanos corram riscos desnecessários. Uma criança que não sente medo de forma alguma pode sofrer diversos tipos de acidentes.

A psicóloga Adela Stoppel de Gueller, coordenadora do setor de Clínica e Pesquisa do Departamento de Psicanálise da Criança do Instituto Sedes Sapientae, explica que entre os 3 e os 5 anos elas estão na fase natural dos temores. O medo de trovão, do escuro, de monstros ou de dormir sozinho são naturais e devem passar conforme a criança cresce e amadurece emocionalmente.

Nestes casos, os pais podem ajudar as crianças a superarem facilmente estes medos ou transformá-los em um trauma difícil de ser superado. Pais que se contradizem, por exemplo, vão ter dificuldades para ajudar a criança a superar seus medos. Se fala que bicho-papão não existe, em um determinado momento e em outros diz que existe dificilmente ajudará uma criança amedrontada.

A melhor forma de ajudar seu filho é tentar se identificar com ele. Diga que você também já sentiu medo, na idade dele, que todas as pessoas têm, inclusive você. “Conversar bastante com a criança é a melhor forma de traçar uma estratégia”, argumenta Bruno Scarpato.

O psicólogo ressalta que se deve estar bem atento para detectar o problema, pois muitas crianças têm medo de expor seus sentimentos, ao sentirem medo. Se estiverem apavoradas por dormirem sozinhas, alegam que não estão com sono ou insistem em assistir a televisão até tarde, tudo para evitar a hora de dar boa noite. “Elas passam simplesmente a evitar a situação”, explica Adela.

CompartilheShare on Facebook13Share on Google+0Tweet about this on Twitter1

36 Responses to Medo infantil – como ajudar seu filho a se livrar dele

  1. Jackson Rubem disse:

    Olá Wendy,
    Obrigado por participar de O Brasileirinho. O medo é algo comum em todo ser humano. Uns tem mais outros tem menos. Enviei um email para você, falando mais sobre o assunto.

  2. wendy disse:

    olá meu nome é Wendy e tenho 19 anos ,e até hj tenho medo de escuro …e mais tenho medo de tomar banho sozinho pois tenho medo de fechar os olhos…….o que eu faço ?????me ajude por favor.

  3. Jackson Rubem disse:

    Você já levou sua sobrinha em um médico especialista em ouvidos, um otorrino? Pode ser que ela tenha alguma sensibilidade.

  4. edivania rodrigues disse:

    Ola, por favor me mostrem alguma soluçao para minha sobrinha que vai fazer 3 aninhos, ela nao consegue ouvir fogos sem entrar em choque fica chorando disisperada sem controle e tremendo. Ja levamos a uma pisicologa mas nada. O que podemos fazer por favor responda assim que puder aguardarei a resposta.

  5. leu disse:

    OLÁ, tenho um filho com 6 anos e ele tem medo de ser esquecido na escola.
    Acho que isso se desenvolveu pelo fato de no ano passado o pai dele ter atrasado uma meia hora do horário normal , todos os amiguinhos saíram e ele ficou esperando… depois deste fato ele sempre fica preocupado após o recreio e a professora diz que ele não consegue ficar calmo sempre preocupado com a saída para casa. O que faço ? UM FORTE ABRAÇO

  6. Jackson Rubem disse:

    Oi Solange,
    Pesquise FLORAIS DE BACH na internet e escolha até 6 essencias que podem ser colocadas em um mesmo vidro. Dá 4 gotas 4 vezes ao dia, pingados embaixo da língua ou em um pouco de água. Você pode pesquisar assim, por exemplo: insegurança florais de bach, medo florais de bach, medo de escuro florais de bach etc. Ela ficará curada rapidamente. Normalmente você encontra os florais de bach em farmacias homeopáticas ou de manipulação. Em todos os grandes shoppings tem.

  7. Jackson Rubem disse:

    Oi Christiane,
    O que acontece com seu filho, acontece com muitas outras crianças. Existem remédios simples, que não fazem mal, que ele pode usar e ficar curado rapidamente. Pesquise FLORAIS DE BACH na internet e escolha até 6 essencias que podem ser colocadas em um mesmo vidro. Dá 4 gotas 4 vezes ao dia, pingados embaixo da língua ou em um pouco de água. Você pode pesquisar assim, por exemplo: insegurança florais de bach, medo florais de bach, etc. Normalmente você encontra os florais de bach em farmacias homeopáticas ou de manipulação. Em todos os grandes shoppings tem.

  8. christiane silva disse:

    bom dia!eu queria muito que mim ajuda sem sobre meu filho de 12anos o vinicius.ele hoje em dia so quer dormir na sua casa,estar um problema sem querer dormir nos lugarem quando viajamos pra praia,sitios,ou outras cidades,ele começa chorar muito e so quer a casa dele eele diz que nao sabe porque tem medo estar e estou muito preoculpada mim orientam por favor.

  9. solange disse:

    preciso saber se voces podem me indicar um livros ou livros para ajudar a minha sobrinha que tem medo de tudo , ex: ficar sozinha, hora de dormir, escuro, barulho a noite, etc, muito medo mesmo ja esta ficando preocupante a situaçao, ela chora muito e assim nao deixa ninguem dormir direito e com isso o irmaozinho dela ja esta ficando com medo tambem, ela tem 9 anos já esta fazendo acompanhamento psicologico na rede publica, mas ainda nao teve resultado. preciso de orientação pois ela liga para conversar comigo quase toda noite e muitas vezes nao sei o que falar. obrigada

  10. Jackson Rubem disse:

    Oi Rita. Pesquise na internet FLORAIS DE BACH para medo, insegurança, etc. Existem florais que saram seu filho rapidamente.

  11. Rita Sousa disse:

    Oi, meu filho tem 7 anos e não consegue dormir sozinho . como posso ajuda lo?

  12. lene disse:

    meu filho tem 7 anos ama futebol treina muito . esta participando de um campeonato só que ele esta com muito medo de jogar. quando ele ve os adiversario fica com a boca branca fala que não vai jogar e chora.que eu faço.

  13. Carlos Roberto disse:

    Olá! Tenho um filho de 10 anos, ele é muito inteligente, agitado e, após fazer um trabalho escolar sobre a dengue, ele ficou muito impressionado, passando a ter muito medo de doenças. Não pára de sentir dores pelo corpo, sempre vendo manchas e vermelhões. Relacionamento com outras crianças diminuiu. Dormir tá meio difícil, só junto de um doas pais. Qual a menor indicação? Obrigado.

  14. Tiago disse:

    Tenho uma filha, e assim como ela ja senti muito medo, ansiedade dentre todos os sentimentos inerentes à nossa condição humana. Sempre que possível tento conversar com ela e incentivar que ela me fale o que sente, tanto coisas voas quanto ruins, seus medos, ansiedades, enfim o que ela sente. Creio que isso tem funcionado muito, e ela vem aos poucos reduzindo seus medos ou trocando por novos que sempre tentamos lidar da melhor forma possível, infelizmente nem sempre acerto, mas tento ao máximo ser o melhor pai. A todos que estão perdidos e não sabem como proceder com seus filhos, procurem médicos competentes que possam prestar um bom auxílio e se necessário tambem ajuda psicológica. Não é nenhuma vergonha procurar auxilio especializado e sim um passo a solução deus problema que as vezes sozinhos nao somos capazes de resolver.

  15. thaysa disse:

    o meu filho esta com muito medo de fazer coco, e esta com o comportamento muito alerado com exesso de mau humor. estou dessesperada

  16. Sandra marília de Moura Carvalho disse:

    Excelente matéria. Vou fazer uso dos florais em meu neto, que tem medo de escouro e fica impressionado até com determinadas cenas do Sítio do Pica Pau Amarelo. Ele está com 07 anos e acorda muito à noite.

  17. TENHO 10 ANOS TENHO MEDO DE DORMIR SOZINHA E COM ALGUEM TAMBEM TENHO MEDO DE SER SONANBULA E ALGUEM EMTRAR EM CASA E MINHA TIA QUE MORA COMIGO MORRER NO DIA SEGUINTE EU FICAR SOZINHA ALGUEM ME AJUDA PELO AMOR DE DEUS

  18. Luciene Carvalho disse:

    minha filha tem 7 anos e tem medo acorda no meio da noite querendo que eu vou dormir com ela, o que eu devo fazer ?
    eu estou desesperada.

  19. mirian de oliveira disse:

    Bom dia. Minha filha de 10 anos está sofrendo muito, pois ha mais ou menos 1 mes descobri que ela tem pavor de vomitar. Me refiro a um mes, pois foi quando teve um episodio de vomito, mas bem antes eu percebia q ela ja tinha esse medo, so que ainda nao atrapalhava a vida dela.
    Entao durante esse periodo ela passa muito tempo se queixando de enjoo, ja cheguei a dar remedios pra vomito, mas nao faco mais isso, ela tava ficando viciada. Mas fica extremamente nervosa, principalmente qdo vai anoitecendo. Converso muito com ela, oro com ela, falo dos meus medos tambem, mas alem disso, ela ja esta se consultando com a psicologa. Mas preciso de ajuda, to muito angustiada, as vezes fico impotente, preciso saber mais, pra ajuda-la, nao quero que isso atrapalhe a vida da minha filha, por favor me ajudem.

  20. paulo sousa disse:

    tenho um filho que joga muito tenis e esta em competiçao, e participa de torneios, mas nos ultimos 3 torneios que ele jogou, ficou com muito medo, e isso o impediu de desenvolver seu jogo,perdendo para criaças bem inferior ao seu nível. tem que eu posso fazer para tirar esso medo dele?

  21. Lilian Araujo disse:

    Meu filho de 3 anos tem muito medo de trovão e pavor de fogos de artificio. Quando ele ouve barulho de fogos ou trovão entra em panico. O que posso fazer para ajudá-lo?

  22. gal disse:

    olá adorei a dica , minha filha tem 9 anos ,e tambem tem medos , as vezes ate medo de ter medo.o que devo fazer , o problema que e so a noite
    me ajude !

  23. Sol Gomes disse:

    Estou preoculpada com minha filha..ela tem quatro anos e derrepente esta com uma crise de medo que ta me deixando realmente preoculpada..ela a pouco tempo assistiu um clip da musica triller.e dela pra ca ela tem tido crises de panico..dizendo que tem mosntro por todos os lados e ainda ta com raiva do pai..pois ela só assistoiu pq ele tava assistindo tb….o medo dela eh tao grande que nao fica mais em lugar só nem por segundos…ela começa agritar…chorar…tremer e as chga ate vomitar de nervoso…me ajude por favor..nao sei mais oque fazezer….obrigada

  24. luciana disse:

    tenho uma filha de cinco anos e ela tem muito medo de fogos artifícios,ela grita muito e coloca os dedos na orelha tão forte.

  25. Cristiane Fernandes disse:

    Olá, tenho um filho de 9 anos que sempre teve medo de ficar doente, mas ultimamente este medo se acentuou de uma maneira que está atrapalhando algumas de suas atividades, como por exemplo a escola, levei-o a um psiquiatra infantil e este receitou um remédio de homeopatia(aconitum ch 30 5 gotas ao dia), estou dando também florais(mimulus, olive e walnut 20 gotas á noite ao deitar) po favor estou no caminho certo? existe alguma pratica que eu possa fazer para ajudá-lo, estamos sofrendo muito com essa situação. Obrigada.

  26. jefferson thomaz arouche disse:

    olá! minha filha tem 5 ano e 7 meses e não consegue ficar no seu quarto sozinha,não dorme,não vai ao banheiro sozinha,não fica em nenhum cômodo sozinha,estou tentando uma forma de conseguir combater isso…como faço?

  27. JULIO ALBERTO disse:

    Minha filha tem 7 anos ela está com medo da noite, não quer mais dormir , está ficando acordada quase a noite toda o que eu posso fazer para amenisar isto ?

    grato

  28. tania disse:

    Minha filha com 5 anos tem muito medo de ficar só,não sei como ajuda-la por favor socorro.

  29. ANA CRISTINA DE OLIVEIRA ROBERTO disse:

    TENHO UMA FILHA DE 10 ANOS E ELA SEMPRE TEVE MEDO DE ANIMAIS EM ESPECIAL DE CACHORRO POREM ESSE MEDO DELA VEM ALMENTANDO CADA VEZ MAIS, ESSES DIAS ELA FICOU TRANCADA NO BANHEIRO DA CASA DA MINHA IRMÃ E MESMO DIZENDO PRA ELA QUE EU IRIA AJUDA-LA A SAIR DE LÁ E QUE EU ESTAVA BEM PERTO QUE NADA IRIA ACONTECER ELA GRITAVA MUITO E PEDIA SOCORRO, FOI HORRIVEL! MUITAS PESSOAS DIZEM QUE É FRESCURA E IGNORAM ESSES MEDOS DA MINHA FILHA, VCS ACHAM QUE ELA NECESSITA DE AJUDA PSICOLOGICA? DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO DE VCS!!

  30. Jackson Rubem disse:

    Oi Vanilda,
    Eu te aconselho a dar para ela os florais de bach. Você pode colocar até 5 florais em um frasco e dar 4 gotinhas embaixo da língua 4 vezes ao dia. Não faz nenhum mal e as crianças gostam, Pode pesquisar na internet. Por exemplo, estes florais de Bach: Aspen, Cherry Plum, Red Chestnut, Rock Rose são indicados para medo. Você pode procurá-los em farmácias homeopáticas ou de manipulação e conversar com o farmacêutico, se for o caso.

  31. vanilda vitoria disse:

    Minha filha tem sete anos e tem medo do escuro fica apavorada quando falam alto perto dela da crise de choro quando alguem chega perto dela com um bola de festa perto dela ela não consegue ver nen pela tv o que fasso.

  32. maria das graças de oliveira faria disse:

    CARO BRUNO, SOU A MARIA DE ITAUNA PERDI CONTATO COM VOCES, FAVOR ENTRAR EM CONTATO COMIGO ATRAVES DA JULIANA MINHA FILHA, OU NO MEU CELULAR 94-91518067 MORO Atualmente no maraba TENHO MUITA VONTADE DE FALAR COM SUA MAE E VOCES, GRANDE ABRAÇO E ESPERO SUA RESPOSTA.
    MARIA DE ITAUNA.

  33. Jackson Rubem disse:

    Obrigado, Adriana, por seu comentário. Vou lhe dá uma dica bem importante para combater o medo de sua filha: FLORAIS DE BACH! Existem livros e vários sites na Internet que falam sobre as essências e suas utilidades. Você pode escolher até 5 essências em um frasco. Os florais são encontrados em farmácias de manipulação ou farmácias homeopáticas. Você coloca 5 gotinhas sob a lingua ou em um pouco de água.
    Funciona perfeitamente, se você escolher as essências corretas e administrar corretamente. NÃO TEM NENHUMA CONTRA-INDICAÇÃO.
    Por exemplo, estas essências:
    ASPEN (medos vagos e espirituais, teme as manifestações sobrenaturais, sonambulismo; enurese noturna, bruxismo; pesadelo; mudanças de humor inexplicáveise)

    ROCK ROSE (Pânico, medo extremo, terror, desespero, pesadelo, distúrbios noturnos)

    MIMULOS (Medo de coisas concretas; medo de doenças, acidentes, ladrão, chuva, etc; hipocondria; gagueira; timidez; medos de provas)

    Citei como sugestão. Acredito que se você dar para ela, 4 gotinhas 4 vezes ao dia, ela ficará perfeita e logo logo estará rindo das coisas que antes tinha medo.

  34. Adriana disse:

    Minha filha tem 5 anos e 6 meses e tem muito de trovão, vento forte, fogos de artifício, tomar banho sozinha (a noite pois disse que tem lobos e durante o dia poi disse que o chuveiro pode explodir)e seus banhos são quase sempre mornos.A cada tempestade ou chuva sem importancia ela começa passar mal, com dor de barriga, sente frio, e se agarra a um bichino de pelucia que costuma dormir, as vezes chega a vomitar.Estes dias atrás choveu com ventania e acordou de madrugada, como não dei tanta importância acabou fazendo xixi no chão do quarto.Fiquei péssima pois percebi o tamanho do medo que minha filha passou. Este dia mais uma vez dormiu no meu quarto.

  35. roseli funini disse:

    eu te amo muito brasileirinho muiti mumumumumumu mumumumumu mumumu mumumumumu muito

  36. Mauro Viana disse:

    Excelente matéria, tentarei colocar em prática com meu filho, que tem alguns medos normais da idade.

    Valew!

Olá, o que acha disso?