Memorizar para Aprender

Vicente Martins

A escola, a rigor, não se deu conta que ensinar bem é favorecer à memória de longo prazo das crianças (MLP), para que armazenem informações e conhecimentos por um longo período da vida.

Assimilar bem os conteúdos escolares deve ser verdadeiramente a finalidade última da escola. Numa linguagem comum, ensinar para vida é ensinar a pescar e não se limitar a dar o peixe: é ensinar a aprender a aprender.

O significado de aprender deve ser portanto de uma assimilação ativa. Aprender de tal modo que, na última etapa da educação básica, no ensino médio, os jovens tenham desempenho eficiente ou satisfatório na hora de ler um livro ou de escrever um texto para concurso ou vestibular.

Sem uma Memória de Longo Prazo é difícil o acesso ao léxico na hora de redigir textos ou fazer uma leitura compreensiva.

Ler para aprender começa por uma leitura compreensiva de uma obra literária, como a dos clássicos da literatura brasileira (Machado de Assis, Aluísio Azevedo, Rachel de Queiroz entre outros) e não se limitar a responder as questões da “ficha de leitura”, anexa ao livro.

Ler, pois, é inferir idéias e construir, como patrimônio próprio, cosmovisões do meio social, da vida, das relações pessoais, das formas de poder, da civilização, e mais, atribuir sentidos, significados plurais, ao que leu, de modo a aplicar informações e reconhecimentos retidos na vida acadêmica e pessoal.

Vicente Martins é professor da Universidade Estadual Vale do
Acaraú(UVA),
de Sobral, Estado do Ceará, Brasil.

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