Menino de oito anos é o mais novo domador de leões do mundo

O leão, segundo definição do dicionário Aurélio, é um mamífero carnívoro, felídeo (Panthera leo), o qual habita as estepes e as savanas densamente cobertas de arbustos. Atualmente restrito à África e ao S. da Ásia, chegou a habitar a Península Balcânica, na Europa. Pode atingir 2,70m de comprimento da cauda à cabeça, e pesar 200 a 250kg; a cor varia do amarelo-laranja ao cinzento-amarelado. Predador, caça nas aguadas, onde surpreende, principalmente, zebras e antílopes. Gestação de três meses, com dois a três filhotes de cada vez.

Jorge Elich, o pequeno domador de leões. Foto: Francisco Bonilla / Reprodução

 

Jorge Elich, o mais novo domador de leões do mundo, tem apenas oito anos de idade e trabalha no Circo París, que atualmente está instalado em El Ejido (Alméria), na Espanha.

Ele se diz apaixonado por este tipo de felino e fica no trailer com três leões, que considera seus fiéis amigos e companheiros de jogos.

O leão que recebeu o nome de Paris é o maior de todos. Segundo o veterinário, pesa 100 quilos. Os outros dois se chamam Dumbo e Sabú.

Com apenas um ano e meio, o garoto já andava por entre as grades dos leões. Quando completou cinco anos, passou a cuidar dos animais.

Ele resume assim seu grande sonho, para o jornal espanhol 20Minutos:

“Quando eu estiver com vinte anos, quero que me tranquem em uma jaula na companhia de 20 leões”.

Apesar dos animais terem sido criados com ele, isso não impede de que de vez em quando lhe dêem algum susto, principalmente quando o jovem domador introduz sua cabeça dentro da boca do leão.

Em muitas ocasiões, o leão indica que não perdeu seu instinto selvagem e dá uma cabeçada no guia, deixando-o inquieto com seus animais.

Mas o garoto os compreende, pois sabe que são selvagens.

No final de cada espetáculo o jovem domador e sua irmã Tatiana, que também trabalha com ele, são bastantes aplaudidos e então partem para outra cidade.