O rio Amazonas é recordista mundial em comprimento

Cientistas do Peru e Brasil confirmaram que o Amazonas é o rio mais comprido do mundo e indicaram sua origem exata, segundo informações do Instituto Geográfico Nacional (IGN) peruano, publicadas há pouco tempo.

Enfrentando duras condições climáticas, durante a expedição, os pesquisadores chegaram ao topo do monte Mismi, acima de 5.000 metros de altitude, e percorreram as “quebradas” (vales profundos) de Carhuasanta e Apacheta, nas encostas dessa montanha, para concluírem seu trabalho.

“Os resultados oficiais obrigam a comunidade científica internacional a posicionar o Amazonas como o mais comprido do mundo”, disse o diretor geral do departamento de Cartografia do IGN, Ciro Serra, que lembrou que isto já é reconhecido por instituições como o “National Geographic”.

Pesquisadores brasileiros e peruanos sobre o monte Mismi,
durante a busca das nascentes do rio Amazonas, concluíram
que o rio Amazonas é mais extenso do que o Nilo
O Amazonas foi descoberto pelo conquistador espanhol Francisco Orellana, em 1542, tem 6.762 quilômetros de comprimento, sendo seguido pelo Nilo e oi Yangtze, na China, com 6.671 e 6.380 quilômetros respectivamente.

A polêmica sobre o rio Amazonas vem de longos anos, desde o princípio da colonização espanhola, época em que o jesuíta Cristóbal de Acuña apresentou uma teoria sobre o nascimento do gigantesco rio na Cordileira dos Andes, através de uma carta ao Rei da Espanha, em 1641, Felipe IV de Hsburgo, chamado de “O Grande”, o “Rei do Planeta”.
>>>O Brasileirinho<<<