OMS diz que poluição do ar mata 2 milhões de pessoas no mundo

Ilustração de uma cidade coberta pela poluição do ar

A poluição do ar é responsável pela morte de pelo menos 2 milhões de pessoas no mundo, todos os anos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A conclusão desta quantia de mortes devido a poluição de ar é fundamentada em dados coletados em 1.100 cidades e 91 países com mais de 100 mil habitantes.

Os especialistas dizem que a contaminação do ar pode levar a problemas cardíacos e respiratórios.

“A poluição atmosférica é um grave problema de saúde ambiental. É vital que aumentemos os esforços para reduzir o impacto na saúde que [a poluição atmosférica] cria”, disse a diretora de Saúde Pública e Meio Ambiente da OMS, Maria Neira, para a Agência Brasil/ Renata Giraldi.

De acordo com ela, é necessário que as autoridades de cada país façam monitoramentos constantes para medir a poluição do ar. “[Assim] podemos reduzir significativamente o número de pessoas que sofrem de doenças respiratórias e cardíacas e até de câncer de pulmão.”

Segundo Neira, é fundamental lembrar que a poluição do ar é provocada por vários fatores, como os gases de escapamentos dos veículos, a fumaça de fábricas e fuligem das usinas de carvão. “Em muitos países não há qualquer regulamentação sobre a qualidade do ar. Quando há normas nacionais, elas variam muito na sua aplicação.”

A OMS informou ainda que em 2008 cerca de 1,34 milhão de pessoas morreram prematuramente por causa dos efeitos da poluição sobre a saúde. Segundo especialistas, políticas de prevenção podem evitar as mortes prematuras.

One reply to OMS diz que poluição do ar mata 2 milhões de pessoas no mundo

  1. Vírus, fungos e ácaros afetam a saúde de quem mora em metrópoles e sofre de asma, bronquite, sinusite e outras doenças, principalmente em crianças, idosos, gestantes, hipertensos e cardíacos. Tenha um purificador de ar no quarto e verá como poderá respirar melhor a noite. Se tiver o filtro HEPA melhor, para maiores informações me contate: [email protected]

Comments are closed.