Pneumonia mata uma criança a cada 15 segundos no mundo

Pneumonia
Pneumonia

A pneumonia representa 20% das quase 9 milhões de crianças menores de cinco anos que morrem, no mundo, a cada ano. O maior impacto é no sul da Ásia e na África que representam 98% das mortes. A doença, no entanto, poderia ser evitada com ações simples de prevenção ou tratada com medicamentos baratos.

A ONG Save the Children e a Fundación La Caixa e da Aliança Gavi uniram forças com outra s entidades para pedir que o dia 2 de novembro seja reconhecido como o Dia Anual da Pneumonia, a fim de chamar a atenção sobre este problema e pedir aos governos para investir mais no combate a esta doença que é a principal causa de mortalidade infantil no mundo.

Pneumonia em números:

• A cada 15 segundos morre no mundo uma criança com pneumonia. 2 milhões morrem anualmente.
• Estima-se que a cada ano 150 milhões de crianças são afetadas pela doença e 11 milhões conseguem ser hospitalizadas. Quase todos vivem em países desenvolvidos.
• Para cada criança que morre por causa de uma pneumonia em países desenvolvidos, mais de 2.000 morrem em um país em desenvolvimento.
• Metade das mortes por pneumonia infantil no mundo ocorre no continente Africano. Os países que encabeçam a lista são a Nigéria (210.000), a República Democrática do Congo (132.000) e a Etiópia (114.000).
• Na Ásia, a Índia acumulou 410.000 mortes de crianças por causa da pneumonia (um quinto do total mundial), seguida pelo Paquistão (92.000) e Afeganistão (89.000).

Mais de um milhão de vidas poderiam ser salvas, se houvesse medidas simples de prevenção em todo o mundo. A doença pode ser tratada com antibióticos que custam menos de um dólar, no entanto, conforme relatado da OMS, menos de 20% das crianças com pneumonia recebe os antibióticos de que necessitam.

Segundo Alberto Soteres, diretor da Save the Children:

“Muitas pessoas ficam surpresas ao saber que a pneumonia é a principal causa de mortalidade infantil e cerca da metade dessas mortes poderia ser evitada através de medidas de baixo custo como a promoção do aleitamento materno, vacinação disponível e antibióticos existentes para crianças com menos recursos. No entanto, apenas 1 em cada 3 crianças com pneumonia em um país em desenvolvimento, recebe os antibióticos que necessitam”.

Raios X de tórax mostrando a evidência de pneumonia no lóbulo inferior esquerdo. (foto: http://es.wikipedia.org/)
Raios X de tórax mostrando a evidência de pneumonia no lóbulo inferior esquerdo. (foto: http://es.wikipedia.org/)

A luta contra a pneumonia na infância é fundamental para os países que querem alcançar o quarto Objetivo de Desenvolvimento do Milênio: reduzir a mortalidade infantil em dois terços das crianças menores de cinco anos até 2015.

2 replies to Pneumonia mata uma criança a cada 15 segundos no mundo

  1. Olá Luis,
    Parabéns por fazer um curso tão importante como Medicina. Ficamos contentes com sua visita ao nosso site. Creio que quando terminar o curso será fácil conseguir fazer uma pós graduação no Brasil.
    Não temos outras imagens além da que foi publicada.
    continue nos visitando. Estamos empre atualizados.

  2. Gostei bastante das imagens radiograficas e da noticia publicada no vosso saite. Gostaria que me enviassem mais imagens radiograficas.
    Sou estudante de Medicina em Mocambique e gostaria que um dia fosse fazer especializacao em Brasil assim que as condicoes me permitirem.

    Atenciosamente,
    Luis Joaquinho

Comments are closed.