Quase 3 mil professores para corrigir redações do Enem

As milhares de redações do Enem passarão pelas mãos de quase três mil

Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além de alunos, prova também é realizada por pessoas com interesse em ganhar pontos para o ProUni, programa de bolsas para universidades particulares Foto: Wilson Dias/ABr
Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além de alunos, prova também é realizada por pessoas com interesse em ganhar pontos para o ProUni, programa de bolsas para universidades particulares Foto: Wilson Dias/ABr

professores de língua portuguesa, tão logo termine as provas nos dias 5 e 6 de dezembro. A correção ficará sob a responsabilidade do  Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe).

A correção, conforme publicado na Agência Brasil, funcionará da seguinte forma:  cada texto vai ser lido por dois profissionais diferentes e se houver discrepância entre as notas atribuídas, um terceiro será chamado para a análise.
De acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Comunicação da UnB, as redações serão levadas a uma área sigilosa do Cespe, onde são escaneadas e salvas em um programa de correção. Os professores, que já trabalharam para o órgão em outros concursos, têm acesso ao sistema via internet.

Do total de 4,1 milhão de inscritos, o Cespe será responsável por aplicar as provas para 1,9 milhão. O órgão vai cobrir 1.105 municípios onde há locais de prova no Distrito Federal e em 17 estados: Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. Segundo informação da UnB, serão contratados 300 mil colaboradores, entre coordenadores, aplicadores de provas, seguranças e outros profissionais, para trabalhar nos dois dias do Enem.

O Cespe foi chamado para assumir a realização do exame junto com a Cesgranrio após o rompimento do contrato do Ministério da Educação com o Consórcio Nacional de Avaliação e Seleção (Connasel), que tinha vencido a licitação. O novo contrato deve ser assinado nos próximos dias. O Cespe e a Cesgranrio foram responsáveis pelo Enem nas últimas edições da prova.

One reply to Quase 3 mil professores para corrigir redações do Enem

  1. Estou no 8º semestre do curso de LETRAS. Como faço para participar, como professora, da correção das redações do ENEM?

Comments are closed.