Robô Curiosity já está viajando rumo a Marte

Foto do lançamento do Robô Curiosity rumo a Marte
A missão MSL, com o «Curiosity» a bordo, viajando rumo a Marte | NASA

O robô chamado de Curiosity (Curiosidade), pesando quase uma tonelada, que custou cerca de 4 bilhões de reais, a mais poderosa construída pelo homem, já está viajando rumo ao planeta vermelho, depois de ter sido lançada com sucesso em um foguete que deixou a Florida, 10h2 hora local.

Por meio do Curiosity continua a pesquisa que começou em 1971, quando as sondas soviéticas Mars 2 e Mars 3 pousaram na superfície de Marte, mas comunicaram com a Terra apenas alguns segundos. Hoje, 30 anos depois e com uma tecnologia muito mais avançada do que era então, o robô Curiosity decolou do Centro Espacial Kennedy em Cabo Canaveral Atlas V, em uma missão chamada “Mars Science Laboratory” (MSL).

Se tudo acontecer dentro do previsto, pousará em Marte no mês de Agosto de 2012, em uma profunda depressão equatorial chamada cratera de Gale, que contem uma montanha central com 5 km de altura. Em seguida comecará a vasculhar os solos e as rochas do planeta em busca de sinais de vida na atualidade ou no passado.

A cratera foi escolhida como o local de pouso, porque imagens de satélite sugerem que as condições da superfície, em algum ponto no tempo pode ter sido benigna o suficiente para sustentar micro-organismos. Isto incluiu imagens de sedimentos na base do pico, que foram claramente definidas na presença de água abundante.

A equipe responsável pelo lançamento está bem satisfeita e já começou receber informações vindas do robô.

Foto do Robô Curiosity