Saúde da criança à velhice é definida nos primeiros mil dias de vida

Imagem saúde da criança
Criança saudável comendo seu primeiro bolo de aniversário (Flickr CC: ChuckThePhotographer)

Se você é um bom pai ou uma boa mãe, leva seus filhos para a melhor escola, ajuda-os nos deveres de casa, paga escola de música, aula de inglês, entre outras coisas, está fazendo enorme bem para seu filho. Há, no entanto, outras coisas que você precisa saber sobre saúde da criança.

Um grupo crescente de pesquisadores acredita que os primeiros 1.000 dias de vida de uma criança são de extrema importância, pois definem suas perspectivas de saúde para toda a vida.

Segundo os cientistas, o que acontece durante os nove meses no útero e nos primeiros dois anos fora define a saúde da criança incluindo sua expectativa de vida; se ela, por exemplo, vai ter diabetes na faixa dos 40 ou 50 anos ou um ataque cardíaco na velhice.

Depois de décadas de pesquisa, o professor David Baker e colegas da Universidade de Southampton, acreditam que há um número crítico de estágios no desenvolvimento de uma criança. Para eles, se uma dessas fases não for perfeita, trará consequências no futuro.

E cita que a má nutrição, tabagismo, drogas, álcool e estresse podem custar caro no futuro, pois uma vez que o dano está feito não poderá mais ser desfeito.

Professor Barker acredita que muitos problemas de saúde podem ser rastreados por um baixo desenvolvimento no útero.

Ele demonstrou que um bebê que nasce com pouco peso é mais suscetível a ter doenças cardíacas, quando ficar adulto, do que um que teve melhor desenvolvimento no útero e nasceu mais pesado.

Acredita-se que quando a comida é escassa no útero, é canalizada para o cérebro da criança, deixando-a com o coração enfraquecido.

Bebês pequenos também são mais propensos a níveis elevados de colesterol. Isto é provável porque o fígado, que controla a quantidade de gordura saudável no sangue, também sofreu no útero para proteger o cérebro.

Enfim, a pesquisa, segundo o jornal britânico Daily Mail, defende a teoria de que os pais que mantêm um estilo de vida saudável, tanto antes quanto depois do nascimento do bebê vão dar ao seu filho o melhor começo de vida.