SEC democratiza seleção de ministrantes de cursos pelo Sistema Educar

Professores das redes pública e privada têm, a partir de agora, a oportunidade de ministrar cursos, palestras e oficinas voltados para a formação de profissionais da rede pública de ensino por meio de seleção sem vícios ou prevalência de preferências de gestores. Os cursos, oferecidos pelo Sistema de Credenciamento Educar, da Secretaria da Educação, têm por objetivo promover uma Educação pública de qualidade, com o aperfeiçoamento de profissionais da área.

O Sistema é uma ferramenta de credenciamento de professores para a prestação de serviços em docência, consultoria e modalidade de ensino a distância. O novo sistema permitirá a rotatividade e a impessoalidade na escolha dos ministrantes dos cursos, sendo excluída a vontade da administração na determinação da demanda por credenciado. Diante desta inovação, o sistema vem sendo destacado por outras secretarias como exemplo de gestão pública e modelo.

O processo de credenciamento será gerenciado por uma comissão permanente composta por servidores da SEC/Instituto Anísio Teixeira, designada pelo secretário da Educação, e se dará por tipo de serviço, área e subárea de conhecimento e território de identidade.

Inscrição

Para participar da seleção, os interessados devem preencher o formulário disponível permanentemente no site www.sec.ba.gov.br/iat. A inserção no cadastro implica credenciamento automático no Sistema de Credenciamento Educar, que será consultado à medida que surgirem demanda de cursos ou projetos. A convocação para o processo seletivo será feita de acordo com a ordem de inscrição do candidato.

Na primeira etapa da seleção, o candidato passará por uma triagem, onde serão analisados os pré-requisitos necessários para a atuação no projeto. A segunda etapa contará com uma apresentação de planos de aula.

Este ano, o sistema de credenciamento já inscreveu mais de 600 pessoas. O professor selecionado ministrará, no máximo, 180 horas/aula por vez e poderá voltar ao final da lista para uma possível nova chamada.

eas/is