Sete de setembro, fatos marcantes na história da independência do Brasil

Veja algumas fatos interessantes envolvendo a independência do Brasil, único país do mundo a ter comprado sua independência:

Quadro Independência do Brasil
Quadro Independência do Brasil

1) Tiradentes lutava por este ideal e acabou sendo executado pela coroa portuguesa, durante o processo da Inconfidência Mineira.

2) Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro atrapalhava. Mas ele não atendeu a exigência de Portugal e disse uma frase bem conhecida nos livros de história, como “Dia do Fico”:

“Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico.”

 

3) D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra e obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Além disso, determinou que toda lei de Portugal só teria validade no Brasil com sua aprovação.

4) Bem próximo ao riacho do Ipiranga, D. Pedro levantou a espada e gritou : “Independência ou Morte!”. Este acontecimento foi no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil.

5) Em dezembro dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.

6) Curiosamente, apesar dos enfeites dos livros de história, o Brasil foi o único país do mundo que comprou sua independência. Para reconhecer nossa independência, Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas. E como o Brasil não tinha este dinheiro, tomou um empréstimo da Inglaterra.

E ASSIM COMEÇOU A HISTÓRIA DA NOSSA DÍVIDA EXTERNA!

15 opiniões sobre “Sete de setembro, fatos marcantes na história da independência do Brasil”

  1. nossa me ajudou mt mt mt mt mesmo o trabalho valendo 03 tirei 03!!!!!!!!!

Olá, o que acha disso?