Vídeo falso circula nas redes com suposta prova do Enem

Suposta prova do Enem: o vídeo que circulou ontem, dia 7, nas redes sociais, é falso, conforme mensagem postada nos perfis oficiais do MEC no Twitter e no Facebook. O vídeo apresenta conteúdo da suposta prova do Exame Nacional do Ensino Médio de 2014 (Enem).A Polícia Federal está apurando os responsáveis pela publicação.

Cerca de 8,7 milhões de alunos participam das provas do Enem que são aplicadas hoje (8) e amanhã (9) em 1,7 mil cidades de todo o país. As provas tiveram início às 13h (horário de Brasília) e tem duração de quatro horas e meia no primeiro dia de aplicação e cinco horas e meia no domingo.

O vídeo divulgado mostra uma pessoa folheando uma suposta prova em branco. O esclarecimento publicado pelo MEC informa que “os procedimentos de segurança do Inep identificaram durante a madrugada a postagem nas redes sociais de um vídeo com uma suposta prova do Enem 2014. Esclarecemos que o conteúdo do vídeo é falso e a Polícia Federal já está apurando os responsáveis pela postagem que, quando identificados, serão punidos com o rigor da lei”.

Não é a primeira vez que boatos são divulgados às vésperas do exame. Em 2012, mensagens foram publicadas no Twitter informando aos candidatos que a prova tinha sido cancelada. Entretanto, a informação se referia à edição de 2009, quando o exame foi de fato adiado depois que um caderno prova foi roubado da gráfica que imprimia o material, conforme divulgado na Agência Brasil.

#CaiunoEnem: A partir das 20h30, as Rádios e o Portal EBC transmitem um programa ao vivo com a correção da provas do Enem. Professores estarão nos estúdios, em Brasília, para comentar as questões do exame. O programa #CaiunoEnem será transmitido pelas rádios MEC AM do Rio de Janeiro, Nacional de Brasília, Nacional da Amazônia e pelo Portal EBC.