Taxa de AVC cresce entre crianças e jovens americanos

Foto com AVC

Está aumentando o número de crianças e jovens sofrendo acidente vascular cerebral (AVC) ou acidente vascular encefálico ou ainda, como é mais conhecido, derrame cerebral, nos Estados Unidos e em outros países como Brasil, por exemplo.

A conclusão vem com base na análise de dados hospitalares de oito milhões de pacientes, por ano, entre 1995 e 2008, feitas por pesquisadores americanos.

No Annal of Neurology consta que as taxas de AVC nas idades de 5 a 44 anos aumentaram cerca de um terço em menos de dez anos, por conta da hipertensão, diabetes e obesidades, fatores de risco comuns em pacientes com AVC, sejam crianças, seja adulto.

“Urgentes iniciativas de saúde pública são necessárias para inverter as tendências nos fatores de risco modificáveis associados com acidente vascular cerebral em adolescentes e adultos jovens”, conclui u o relatório.

Dr. Lorna Layward, da Stroke Association, Reino Unido, comentou:

“Sabemos que a pressão arterial elevada é o maior fator de risco para acidente vascular cerebral (AVC), juntamente com outros fatores como obesidade, diabetes, dieta pobre e tabagismo. A pesquisa mostra que as pessoas precisam estar conscientes de que o AVC acomete também os mais jovens e que todos nós, independente da idade, precisamos verificar nossa pressão arterial e adotar um estilo de vida saudável.”