Tsunami: por que é tão poderoso e assustador?

Tsunâmi: por que é tão poderoso e assustador? (Foto: Flickr Creative Commons - Galeria de astanhope)

A expressão Tsunami (ou tsunâmi, do japonês 津波é assustadora, por causa do rastro de morte e destruição nos lugares aonde chega.
Tsunami é uma onda ou uma série de ondas empurradas violentamente por uma força que a desloca verticalmente, depois de um terremoto, atividade vulcânica, abrupto deslocamento de terras ou gelo ou devido ao impacto de um meteorito dentro ou perto do mar.

Algumas pessoas pensam erradamente que é um “maremoto”, mas não é. Maremoto é um terremoto que acontece no fundo do mar, semelhante a um sismo em terra firme e que pode, de fato, originar um tsunami.

A movimentação da água nas profundezas do mar pode gerar ondas gigantescas, porque profundidade normal do Oceano Pacífico é de cerca de 4.000 metros.

Ondas originadas nesta profundidade se deslocam a 700 km / h, podendo viajar milhares de quilômetros sem perder muita força. Elas perdem a sua força em proporção inversa ao seu tamanho.

As ondas só perdem velocidade quando chegam à costa, onde a profundidade do oceano é bem pequena. A altura pode superar a trinta metros, mas normalmente chega a seis ou sete metros.

A causa mais comum para a formação de ondas gigantes são os terremotos no fundo do mar, mas nem todos os terremotos geram tsunamis: só os de magnitude considerável.

As maiores ocorrências de tsunamis são no Oceano Pacífico. Existem, no entanto, relatos de ondas gigantescas no Atlântico e até no Mediterrâneo. E há registros de tsunami no sol, conforme mostrado no vídeo.