USP vai transformar lixo eletrônico em equipamentos para inclusão digital

USP vai transformar lixo eletrônico em equipamentos para inclusão digital

Uma louvável iniciativa da Universidade de São Paulo (USP) começou no início deste ano. Trata-se do funcionamento de um centro de descarte e reuso de resíduos de informática.

Equipamentos obsoletos de informática e de telecomunicações vão ser descartados de forma conveniente e o lixo eletrônico reciclado através do centro da USP, uma entidade pioneira na sua modalidade em órgão público e instituição de ensino superior.

Nos meses iniciais,  o centro vai priorizar o tratamento do lixo eletrônico da própria USP. Ao longo deste ano, começará a receber o lixo eletrônico da comunidade. As pessoas que tiverem equipamentos eletrônicos obsoletos poderão agendar o descarte ou obter informações pelo e-mail [email protected].

Os equipamentos que forem reciclados serão emprestados a instituições de inclusão digital. Esses equipamentos cumprirão vida útil estimada em dois anos e depois retornarão ao centro para o descarte final correto.

Outras entidades seguirão por este caminho que tanto bem pode trazer ao meio ambiente, além da alegria que a inclusão digital traz para crianças e jovens.