Vacinação sarampo e poliomielite termina sexta-feira 28

Vacinação sarampo e poliomielite termina sexta-feira 28

A vacinação sarampo e poliomielite está com os dias contados. Termina na próxima sexta-feira, dia 28. A imunização começou no dia 8 de novembro  em todo o país.

Segundo informações do Ministério da Saúde, até o momento, 6,4 milhões de crianças receberam a dose contra a pólio, o que representa 50,4% da meta estabelecida. No caso do sarampo, 5,1 milhões de crianças foram vacinadas – cerca de 48,1% do público-alvo.

A vacinação sarampo e poliomielite beneficiará milhões de crianças. O governo pretende vacinar 12,7 milhões de crianças contra a pólio e 10,6 milhões contra o sarampo.

Crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos devem tomar a vacina contra a pólio. A orientação é que todas as crianças nessa faixa etária sejam imunizadas, pois a dose tanto vale para colocar em dia a vacinação atrasada quanto para reforçar a das crianças quem estão com o calendário de vacinação em dia.

A vacinação sarampo será feita em crianças entre 1 e 5 anos incompletos. Cerca de 10 milhões de crianças devem ser imunizadas com a tríplice viral, que também protege contra a rubéola e a caxumba. Para crianças com alergia a leite de vaca, a vacinação será feita posteriormente.

O que é poliomielite

Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma grave doença viral aguda, transmitida de pessoa para pessoa, principalmente pela via fecal-oral. A doença é causada pelo poliovírus.

A única forma de prevenção é por meio da vacinação poliomielite. Geralmente, a criança não morre quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.

O que é sarampo

Sarampo é uma doença viral aguda grave altamente contagiosa.  Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. É transmitida através de gotículas expelidas pelo nariz, boca ou garganta de pessoas infectadas. Os sintomas iniciais, que geralmente aparecem 8-12 dias após a infecção, incluem febre alta, coriza, olhos vermelhos, e pequenas manchas brancas na parte interna da boca. Vários dias depois, uma erupção se desenvolve, geralmente começando no pescoço e na face e gradualmente se espalhando pelo corpo.1

A maioria das pessoas se recuperam mesmo sem tratamento dentro de 2-3 semanas. No entanto, em crianças desnutridas, menores de 1 ano e com imunidade reduzida, o sarampo pode causar complicações sérias, incluindo dor de cabeça, cegueira, diarreia grave, infecção do ouvido e pneumonia.