Criança no terremoto do Haiti emociona e dá Prêmio Pulitzer

Foto ganhadora do Prêmio Pulitzer 2011
Oscar Vega no momento do resgate - Washington Post

A vida de Oscar Vega, 32 anos, mudou de uma hora para outra, quando apareceu nos principais jornais e revistas do mundo, segurando um menino de 2 anos. A criança tinha ficado 52 horas agarrada à mão do avô morto.

Oscar é membro do Corpo de Bombeiros de Valladolid. Ele jamais imaginou que um dia seria destaque nos principais jornais, revistas e sites do mundo. É considerado um herói, mesmo sem se considerar como tal.

O terremoto do Hati, no ano passado, resultou em milhares de mortos, pouco tempo depois do acontecimento. Entre os que se encontravam embaixo dos escombros, uma criança, cujo choro tinha sido ouvido.

A criança de 2 anos passou estava embaixo dos escombros, segurando o braço do avô, morto há mais de 52 horas. Quando Oscar agachou para retirá-la, ela segurou seu braço e não quis mais soltar. A foto emocionou o mundo.

Um ano depois, a história emocionante voltou a viver na memória das pessoas. Os vencedores do Pulitzer, principal prêmio de literatura, jornalismo e artes dos Estados Unidos, foram divulgados, no dia 18 em Nova York.

Na edição deste ano, os fotógrafos Carol Guzy, Nikki Khan e Ricky Carioti, do jornal Washington Post, venceram a categoria de fotojornalismo com a cobertura do terremoto que assolou o Haiti, em janeiro de 2010. Na categoria ensaio fotográfico a vencedora foi Barbara Davidson, do jornal Los Angeles Times, com um trabalho sobre vítimas inocentes do fogo cruzado entre gangues de Los Angeles.

Curiosidade Prêmio Pulitzer

É um prêmio americano concedido a pessoas que realizam trabalhos de excelência na área do jornalismo, literatura e música.

O Prêmio Pulitzer é administrado pela Universidade de Colúmbia em Nova York. Foi criado em 1917, satisfazendo o desejo de Joseph Pulitzer que deixou todo seu dinheiro para a Universidade de Colúmbia, a qual usou uma parte para implantar o curso de jornalismo na universidade, em 1912, e a outra parte para a premiação.

A premiação, que é anunciada sempre no mês de abril, foi entregue, pela primeira vez, em 4 de junho de 1917. Os indicados são escolhidos por uma banca independente.