Polícia faz cerco a manifestantes na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas

Copenhague (Dinamarca) – Dezenas de pessoas foram detidas na manhã de hoje (13), durante mais um protesto em meio à expectativa por uma decisão da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, na Dinamarca, que reduza as emissões de gases de efeito estufa. O protesto, que começava na área central de Copenhague, foi contido por policiais. Eles cercaram a região e proibiram a aproximação de repórteres, fotógrafos e cinegrafistas.

A polícia de Copenhague ainda não informou o motivo pelo qual os manifestantes foram detidos neste domingo.

A manifestação foi convocada um dia depois de uma caminhada que reuniu milhares de pessoas, ontem (12), pedindo que os líderes mundiais que estarão em Copenhague, nesta semana, tomem uma decisão com força de lei para estabelecer metas de redução das emissões de gases que provocam o efeito estufa.

Na caminhada de ontem, cerca de 400 pessoas foram presas, depois que um grupo de encapuzados atirou pedras e bombas contra os policiais.(Roberto Maltchik / Enviado Especial)

Cento e dez líderes mundiais, entre eles o presidente Luiz Inácio Lulada Siva e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, desembarcam em Copenhague a partir desta terça-feira para participar das negociações sobre o clima.