X
    Categories: Educação

760 mil estudantes participam das 3ª Olimpíada Brasileira de Matemática

A 3ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, que começa hoje (14) em todo o país, terá neste ano a participação de 760 mil estudantes pernambucanos, sendo 25 mil, de 10 a 17 anos, de 35 escolas municipais de Recife, segundo a Agência Brasil.


Para o coordenador estadual da Olimpíada, Vicente Francisco Gomes, o projeto, promovido pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática e o Instituto de Matemática Pura Aplicada (IMPA), tem como finalidade estimular os alunos a aprender a ciência exata, que exige raciocínio lógico e possui aplicações infinitas em várias profissões. “A intenção é descobrir novos talentos que possam atuar nas áreas de ciências exatas, já que um país não pode pensar em desenvolvimento científico e tecnológico sem apoio da matemática”, disse.

Além desta olimpíada de Matemática porque as autoridades na área de educação não realizam uma olimpíada de Português? Nosso idioma é muito menosprezado no país e merece um incentivo maior por parte das autoridades.

Acredito que seria uma forma de chamar a atenção das crianças e jovens para nossa língua mãe, frente ao excesso de palavras estrangeiras que tomam conta do vocabulário do dia-a-dia, bem como as gírias estúpidas, ininteligíveis, algumas vezes. Além disso, os grandes canais de televisão com seus programas infantis bobalhões, mais emburrecem os jovens do que educam.

Acredito que se o país realizasse uma olimpíada de Português, poderia ser por estado ou nacional, contando com apoio dos meios de comunicação, nossa língua portuguesa ia ser olhada com mais carinho.

Jackson Rubem:
Related Post