Aquecimento global pode fazer florestas pararem de filtrar carbono

Um relatório compilado por alguns dos maiores cientistas florestais do mundo traz uma informação preocupante acerca de uma das funções das florestas: elas podem parar de atuar como filtros gigantes se as temperaturas Terra subirem 2,5ºC acima dos chamados níveis pré-industriais

Segundo os 35 profissionais da União Internacional das Organizações de Pesquisas Florestais (IUFRO, na sigla em inglês, que participaram da compilação do documento, as florestas está aumentando o estresse das florestas por conta das mudanças climáticas.

“Normalmente, pensamos nas florestas como ‘freios’ do aquecimento global”, disse à BBC Risto Seppala, do Instituto de Pesquisa Florestal da Finlândia e presidente do painel de especialistas.

“Mas nas próximas décadas, os danos provocados pelas mudanças climáticas podem fazer com que as florestas comecem a liberar uma enorme quantidade de carbono, criando uma situação em que elas contribuirão mais para o aceleramento do aquecimento do que ajudarão a reduzi-lo.”

A pobreza vai aumentar, vai piorar a saúde pública e aumentar os conflitos sociais, principalmente entre as comunidades da África que dependem das florestas.

Andreas Fischlin, do Instituto Federakl Suíço de Tecnologia, e co-autor do estudo, ressalta, no entanto, que mesmo que se implemente todas as medidas necessárias, as mudanças climáticas podem ainda neste século exceder a capacidade adaptativa de muitas florestas”.

“A única maneira de assegurar que as florestas não sofram danos sem precedentes é conseguir fazer uma enorme redução nas emissões dos gases de efeito estufa”, concluiu.