Bahia é o único estado a realizar encontros territoriais com a juventude

Vinte encontros territoriais, reunindo mais de 12 mil jovens, foram realizados no estado desde o dia 14 de fevereiro em preparação à 1ª Conferência da Juventude da Bahia, que acontecerá de 28 a 30 deste mês. O penúltimo foi domingo (16), no Colégio Municipal 2 de Julho, em Lauro de Freitas, quando jovens de Salvador e Região Metropolitana se reuniram para discutir suas reivindicações e propostas para o encontro. O próximo será nesta quarta-feira (19), em Alagoinhas.

A Bahia é o único estado a realizar os encontros territoriais – os demais farão apenas conferências estaduais. De cada reunião territorial sairá uma comitiva que vai representar a região na conferência estadual. Para cada dez inscritos, existe uma vaga. Segundo o coordenador da conferência, Éden Valadares, as principais reivindicações dos jovens são educação de qualidade, oportunidade de trabalho e acesso a lazer e cultura.

“Todas as nossas expectativas de mobilização foram superadas, já que esta é a primeira vez que os jovens têm a chance de dizer o que precisam, com suas propostas fazendo parte realmente de alguma política pública direcionada”, afirmou Valadares, lembrando que participaram jovens de diversos segmentos, entre eles, quilombolas e indígenas.

Bruno Carvalho, estudante de 18 anos, enfatiza a oportunidade única que os jovens estão tendo para dizer tudo o que precisam e a chance de conseguir melhores condições de vida, a partir do primeiro emprego, por exemplo. A mesma posição é compartilhada por Marcos Vinicius Ribeiro, também estudante, 18 anos, e defensor do ensino profissionalizante.

Segundo o secretário de Relações Institucionais, Rui Costa, o objetivo da conferência é construir, em parceria com a juventude, um plano estadual com políticas públicas capazes de oferecer aos jovens baianos, oportunidades reais de trabalho e realização profissional. “Fazer a conferência com a ajuda dos jovens vai facilitar o processo de revolução social por meio da democracia que todos buscamos”, assegurou.

tas/is