Bispo da Igreja Universal acusado de assassinar adolescente foi apresentado a juiz

O bispo da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), Fernando Aparecido da Silva, 31 anos, acusado de participar do assassinato do adolescente Lucas Terra, à época com 14 anos, será apresentado, na terça-feira (27), às 9h, ao juiz Vilebaldo José de Freitas, da 2ª Vara Privativa do Júri, no Fórum Ruy Barbosa.

O delegado-chefe da Polícia Civil, Joselito Bispo da Silva, acrescentou que as diligências continuam no sentido de capturar outro acusado de envolvimento no crime, o pastor Joel Miranda, da mesma igreja, que também está com prisão preventiva decretada.

A prisão foi realizada numa operação conjunta das polícias civis da Bahia e de Pernambuco, coordenada pelo delegado baiano Hélio Jorge Paixão. O bispo foi localizado por volta das 21h de sexta-feira (23), no distrito pernambucano de Jaboatão dos Guararapes após ter celebrado um culto no templo da Iurd, instalado na Rua Barreto Menezes, em Prazeres.

O pastor Joel Miranda estaria no município de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, mas não foi encontrado, apesar das buscas realizadas por uma equipe do Centro de Operações Especiais (COE), coordenada pelo delegado Jardel Peres.

O bispo Fernando Aparecido deverá ser submetido à acareação com o terceiro envolvido no homicídio, o pastor auxiliar Sílvio Galiza, já condenado e cumprindo pena em regime fechado. O assassinato de Lucas Terra aconteceu em 21 de março de 2001 e ganhou repercussão internacional.

Os laudos do processo indicam que o adolescente sofreu abuso sexual e fora estrangulado no templo da Iurd do bairro do Rio Vermelho. Ainda vivo, segundo o laudo do Departamento de Polícia Técnica (DPT), o adolescente teve o corpo incendiado num terreno baldio às margens da Avenida Vasco da Gama.

Ao receber a imprensa no domingo, no prédio da Polícia Civil, na Praça da Piedade, o delegado-chefe informou que a prisão preventiva do bispo Fernando foi decretada em 21 deste mês. “No dia seguinte, encaminhamos nossas equipes ao Recife e ao Rio de Janeiro, que cumpriram o mandado contra o bispo em Jaboatão dos Guararapes”, afirmou o delegado, ressaltando que os trabalhos de busca continuarão até o pastor Joel Miranda ser preso ou se apresentar espontaneamente.

Filho caçula do casal José Carlos e Marion Terra, Lucas passou a freqüentar a Iurd depois de conhecer a primeira namorada, que era “obreira” do templo. Embora não freqüentassem a igreja, os pais acreditavam que o rapaz estaria seguro participando dos cultos.

nas/is