X
    Categories: Cultura

China quer proibir exibições do filme Avatar

O governo chinês resolveu proibir o filme Avatar, porque muitos chineses estão associando a situação dos Na’vi no filme, prestes a serem expatriados de suas terras, com a de alguns compatriotas que sofrem muito por causa do desenvolvimento imobiliário.

O jornal ‘Daily Apple’, em Hong Kong  garantiu que o grupo China Film, controlada pelo Estado, deu ordens para que todas as salas dos cinemas parem de exibir ‘Avatar‘,  a partir de 23 de Janeiro.

Segundo se tem informado, as autoridades têm duas razões para o controle de ‘Avatar’: primeiro, o filme tem dado bons lucros, em detrimento do mercado para os filmes nacionais; segundo porque ele poderia incitar uma revolução e violência da audiência. ”

Um dos mais famosos blogueiros da China rapidamente entendeu o efeito que o filme pode ter sobre o público chinês, “para os espectadores de outros países, esta expulsão violenta é algo além de sua imaginação. Eles acreditam que isso só poderia acontecer em outro planeta, não na China.”

‘Avatar’ foi lançado no dia 4 de janeiro na China e gerou uma grande expectativa, com grandes filas nos cinemas, em um dos invernos mais frios do ano. As receitas de bilheteira atingiram um recorde de mais de seis milhões de dólares em um dia. O cinema IMAX têm reservas completas para as próximas semanas.

A China tem 1.700 cinemas e 4.500 telas, das quais apenas 550 podem exibir filmes 3D, conforme noticiado na Agência Telam.

Jackson Rubem: Jackson Rubem, escritor e jornalista
Related Post