X
    Categories: Natureza

Ciência já relaciona terremotos a aquecimento global

Terremoto - Foto Fox News Insider - Flickr CC

Achei estranha esta afirmação científica, dizendo que o terremoto é uma das consequências do aquecimento global. Talvez apenas eu, porque muitas pessoas já foram ridicularizadas, ao afirmar, antes dos cientistas, que mudanças climáticas provocam terremotos.

Recentemente, o pesquisador Giampiero Iaffaldano da Universidade Nacional da Austrália, trabalhando em conjunto com cientistas da Alemanha e da França, conseguiu fortes evidências de que as mudanças climáticas, ao longo de milhares de anos, podem girar as placas tectônicas e causar sismos.

Para fazer esta afirmação, eles colocaram no computador informações sobre como a estação de ventos fortes, marcada por chuvas, corroem as rochas do lado oriental, ao longo de milhares de anos, e são responsáveis pelo movimento anti-horário da placa.

O Dr. Lafaldano disse:

“O significado desta constatação situa-se no reconhecimento, pela primeira vez, que ao longo do tempo as mudanças climáticas têm o potencial de influenciar o movimento das placas tectônicas. E quando as placas se deslocam os terremotos acontecem”.

Segundo o cientista esta descoberta é muito importante porque ajudará a prever com mais exatidão possíveis sismos.

“A esse respeito, temos descoberto que a mudança climática poderia ser de fato um candidato possível, algo que não consideramos até agora. Este novo conhecimento deve ser usado para analisar o comportamento passado de placas tectônicas na crosta terrestre. Em última análise, buscamos compreender o que causou movimentos das placa tectônica e assim saberemos quais regiões estão mais propensos a terremotos de grande porte.”

Movimento das placas tectônicas poderia ser consequência do aqecimento global

“Para este fim, devemos também considerar a história do clima dos últimos milhões de anos.” – concluiu o cientista.

Em minha opinião, independente dos cientistas terem descoberto que o terremoto é, entre outras causas, efeito do aquecimento global, é preciso que o mundo inteiro se una no sentido de conservar a natureza e os recursos naturais ou então, como disse Mikhail Gorbachev, um dia a Natureza poderá viver sem nós.

Jackson Rubem:
Related Post