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    Categories: Educação

Crianças aprendem mais escrevendo à mão

Tenho percebido que cada vez mais as pessoas vão trocando o livro pela leitura na tela do computador e a escrita com caneta pela digitação no teclado. E isso não acontece somente no Brasil. É algo global, consequência da tecnologia ao alcance de todos.

Apesar de sermos forçados a usar a tecnologia associada ao aprendizado, um importante estudo revelou que estudantes e crianças que escrevem a mão aprendem melhor do que aqueles que digitam em um teclado. O mesmo acontece com a leitura. Quem lê um livro impresso obtêm melhores resultados do que quem lê o mesmo livro na tela do computador.

O estudo revelou que algo é perdido no cérebro, quando se troca o livro e a caneta pelo teclado e a tela do computador. A explicação é simples: ler e escrever envolve uma série de nossos sentidos. Ao escrever à mão, os movimentos envolvidos deixam uma marca na parte do cérebro chamada sensorimotor ou sensor-motor (estímulos motores causados por estímulos sensores). Enfim,  uma forma reforça o processo de aprendizagem, a outra  não.

A experiência envolveu dois grupos de voluntários. Foram convidados a aprender um alfabeto desconhecido. O primeiro grupo foi ensinado a escrever as letras à mão, e o outro grupo usando teclado do computador. Em intervalos semanais, registravam as lembranças do alfabeto. E aqueles que aprenderam as letras através da leitura em livros e escrita à mão lembravam mais.

Outras experiências sugerem que certas áreas do cérebro são mais ativadas quando a leitura está relacionada ao toque físico, por exemplo, pegar o livro, do que quando não associado a qualquer ação.

A pesquisa efetuada pela professora Anne Mangen uma especialista em leitura da Universidade de Stavanger, na Noruega, e o neurofisiologista Velay Jean-Luc, da Universidade de Marseille. A conclusão foi publicada no Jornal Haptics.

Foto: por woodleywonderworks (flickr)

Jackson Rubem:
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