Entidades de 11 paises lançam movimento pela educação na América Latina

Uma magnífica iniciativa acontecerá hoje (16) com o lançamento de uma rede e movimento em prol educação na América Latina.

Encontram-se envolvidos na iniciativa entidades e organizações civis de 11 países, todos desejando uma melhoria da qualidade da educação.

Um dos objetivos do grupo é  incentivar a troca de experiência entre organizações latinoamericanas que foram criadas para cobrar ações de seus governos para melhorar a oferta de ensino.

A maioria das entidades é formada por empresários desses países. No Brasil, o representante é o movimento Todos pela Educação que, durante esta semana, promoveu um congresso internacional para discutir temas como formação de professores, avaliação educacional e ampliação da jornada escolar. Amanhã (17), os líderes dos movimentos dos diferentes países vão debater os principais desafios para a melhoria da educação na região e experiências de mobilização pelo tema, segundo a Agência Brasil/ Amanda Cieglinski.

“Temos em comum o fato de sermos movimentos plurais que reúnem educadores, gestores públicos, empresários. Na América Latina nós vivemos uma oportunidade única para garantir uma educação de qualidade”, defende a diretora executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz. Apesar de as realidades dos sistemas de ensino dos países latinoamericano serem diferentes, um dos objetivos da formação da rede é a troca de experiências. Mas, segundo Priscila, a pretensão não é ser apenas um espaço de discussão, mas de ações conjuntas que serão traçadas a partir do lançamento oficial.

O projeto é apoiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Participarão da iniciativa a Associação Empresários pela Educação, do Peru; o movimento Educa, da República Dominicana; o Eduquemos, da Nicarágua; Empresário pela Educação, da Guatemala; a Fundação Educação 2020, do Chile; Fundação Empresarial para o Desenvolvimento Educativo, de El Salvador; Fundação Empresários pela Educação, da Colômbia; Fundação Educativa Ricardo Ernesto Maduro Andreu, de Honduras; o Grupo Faro, do Equador; Mexicanos Primeiro, do México; Projeto EducAR 2050, da Argentina, e Unidos pela Educação, do Panamá.

5 replies to Entidades de 11 paises lançam movimento pela educação na América Latina

  1. Diante das nossas conquista em instituir A Semana e o Dia da Educação Infantil espero ser contatado pelo Bid. Temos uma proposta concreta para todos os países que formam o grupo de 11 países. Temos ferramentas para a participação popular no movimento pela Educação. LUIZ GOMES FILHO – [email protected] – (61) 8162 3380 E 3399 3020

  2. Nossa luta determinada para que todos os estados da federação instituam a semana e o dia da Educação inmfantil já contabiliza duas nobre iniciativas. No Distrito Federal foi votado e aprovado na Câmara Legislativa o PL 249/2011 que institui a Semana e o Dia Distrital da Educação Infantil; No Estado do Rio de Janeiro o PL 842 de autoria do Deputado Comtr Bentoucut que institui a Semana e o Dia Estadual da Educação Infantil e no Município de Petrópolis/RJ o vereador WAGNER SILVA apresentou o PLM que institui a Semana e o Dia Municipal da Educação Infantil.
    Temos como meta instituir em todos os municípios do Brasil a Semana e o Dia Municipal da Educação Infantil em homenagem à Dra. ZILDA ARNS nos mesmos termos do PL 511/2011 que institui a Semana e o Dia Nacional da Educação Infantil. Vamos prefeitos cumprir esta magnifica meta para podermos melhor cuida da Primeira Infância com o apoio da sociedade/Comunidade. Temos um Projeto para o Brasil que coloca a atenção à Primeira Infância com Educação Infantil com Qalidade a partir de oinvestimentos sociais. LUIZ GOMES FILHO – [email protected] – (61) 8162 3380 3 3399 3020.

  3. Estamos buscando homenagear a Dra. ZILDA ARNS elegendo-a como Patrona Universal da Primeira Infância. Estou buscando apoio institucional para realizarmo o Primeiro Congresso Brasileiro da Educação Infantil e o Primeiro Goncresso Internacional da Primeira Infância com foco na Educação Infantil. Necessito de apoio governamental, de organismos nacionais e internacionais além das grandes empresas que trabalham com produitos destinados à criança. LUIZ GOMES FILHO – (61) 8162 3380 e 3399 3020

  4. Tenho proposta para a participação da sociedade civil neste movimento. Estamos tentanto construir um LEGADO SOCIAL a partir de grandes eventos tendo como referência a Copa do Mundo da FIFA e o Jogos Olímpicos. Todos os paises podem ser operador do projeto apoiado pelo BID. aguardo comunicação – LUIZ GOMES FILHO – (61) 8162 3380 e 3399 3020. Aguardo manifestação

  5. Estamos aprovando a Semana e o dia nacional da Educação Infantil (PLS170/2011, Parecer 1838 de 2011 do Senado Federal e PL 511/2011 da Câmara dos Deputados e Relatório do Deputado Federal ANGELO VANHONI) No DF através do PL 249/2011 do Deputado Distrital Patrício estamos instituindo a Semana e o Dia Distrital da Educação Infantil. O Dia da Educação Infantil é o dia 25 de agosto em homenagem à Dra. Zilda Arns. Desejo conversar sobre o assunto com os apoiadores do movimento o mais rápido possível. O que foi idealizado pode ser levado para todos os países. Solicito acusar o recebimento desta mensagem. LUIZ GOMES FILHO (61) 8162 3380 E 3399 3020 – solicito o envio de um e-mail para comunicação direta com envio de anexos.

Comments are closed.