X
    Categories: Cultura

Escritor Jorge Conceição conta a história das lendas brasileiras sob um novo olhar

O escritor e arte-educador Jorge Conceição, participará, nesta quinta-feira (24), às 15h, na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (Nazaré), de uma roda de debates com o público infantil, contando a história das lendas brasileiras sob o olhar da diversidade. O convidado, deste mês, do Projeto Encontro com o Escrito, é autor da coleção Boi Multicor, uma produção infantil que traz uma nova leitura de um dos mais famosos personagens da cantiga de ninar, o Boi da Cara Preta.

“Nesta narrativa, o Saci é Príncipe Encantado, a Caipora, uma Princesa e Zumbi, o Rei dos Palmares. Aqui, o Saci possui duas pernas, ao invés de apenas uma, e é dono de uma horta orgânica, cultivada junto com a Caipora, que possui os pés voltados para frente, é flautista e educadora infantil, além de ensinar o caminho de volta àqueles que se perdem nas matas”, explica.

Recontando estas histórias e muitas outras, Conceição pretende “resgatar a auto-estima de crianças e jovens afros descendentes, que sofrem com a herança cultural de associar tudo o que é preto ou que tem cores escuras a coisas negativas”.

O Professor Jorge Conceição lecionou durante 13 anos na Universidade Católica da Bahia, no curso de Geografia, além de prestar assessoria e consultoria a Ongs e Universidades, por meio de oficinas, cursos e palestras, abordando conteúdos relacionados a Estudos Africanos.

O Projeto Encontro com o Escritor é uma realização da Fundação Pedro Calmon/Secult que, por intermédio da Diretoria de Bibliotecas leva, mensalmente, para as Bibliotecas Públicas do Estado, escritores baianos dos mais diversos gêneros literários com o objetivo de valorizar e aproximar suas obras do público leitor.

cas/is

Jackson Rubem:
Related Post