FGV registra produtos Dia da Criança sobem menos que inflação

Ilustração presentes dia da criançaO Dia da Criança (12 de outubro) deste ano vai ser mais generoso para os que têm que gastar dinheiro na compra de presentes. De acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV), parte dos produtos destinados a crianças subiu menos que a inflação registrada em 7,14%, nos últimos 11 meses.

Entre os produtos que tiveram variação menor que a inflação estão os videogames (-10,56%), computadores (-2,75%) e aparelhos celulares (-8,99%). Tiveram aumentos acima da inflação: sanduíches (11,30%), bonecas (10,99%) e roupas infantis (10,94%). Os serviços também taxas acima da inflação média. Entre eles estão o teatro (9,86%) e parque de diversões (8,41%).

Para o economista responsável pela pesquisa, André Braz, o aumento nos preços dos serviços do lazer deve-se à alta dos salários e à maior demanda de clientes. ”Isso ocorre quando se tem uma demanda maior, quando as famílias estão com uma maior renda e passam a consumir mais vezes esses serviços. E, ao mesmo tempo, quem presta esses serviços acaba pagando salários mais altos. E consequentemente acaba gerando repasse dessas pressões para os preços”, disse.

Sobre a baixa nos preços dos produtos eletrônicos, o economista explica que a recente baixa do dólar, a concorrência e os rápidos lançamentos que chegam no mercado favorecem à diminuição dos preços desses produtos. ”Até poucos meses nós tínhamos a moeda americana favorável, o dólar, que nos ajudou a montar os equipamentos que vamos comprar, estava em outro patamar, cujo preço médio chegou a R$ 1,55 em julho deste ano”, declarou, segundo Agência Brasil.