Jovem com paraplegia recupera movimentos das pernas

O jovem Rob Summer, de 23 anos, que estava com paraplegia em consequência de um acidente automobilístico em julho de 2006 recuperou os movimentos das pernas, após a implantação de eletrodos na zona epidural.

Os médicos implantaram 16 eletrodos em seu corpo, através de pequenas cirurgias, para estimulação elétrica. Após 170 sessões de treinamento locomotor, durante 26 meses, que duravam até 250 minutos, os resultados foram surpreendentes.

Como funciona

  • Na maioria das lesões em espinhas dorsais, muitas das células nervosas permanecem
  • Essas células, segundo cientistas, podem captar sinais das pernas e responder. É isso que permite que uma pessoa saudável caminhe sem precisar pensar
  • Após uma lesão, as células precisam de ajuda, que pode vir na forma de um estímulo elétrico
  • Esse estímulo imita uma mensagem do cérebro

Atualmente, Rob Summers consegue ficar de pé durante vários minutos, assim como mexer as suas pernas, pés e dedos dos pés. Além disso, recuperou também o controlo das funções fisiológicas e sexuais.

Este avanço médico sem precedentes deve-se a um tratamento inovador, iniciado por duas universidades norte-americanas, em dezembro de 2009, e que se baseia na estimulação elétrica da espinha dorsal.

Rob, no início, nem queria acreditar, mas agora aceita o progresso:

“Depois de quatro anos sem conseguir mexer, sequer, os dedos do pé, ter a liberdade de me manter em pé sozinho é uma sensação maravilhosa”, disse o jovem citado pela BBC.