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Jovens da rede pública da Bahia são destaques na 3ª Olimpíada Brasileira de Matemática

A dedicação à matemática proporcionou a 420 estudantes de escolas públicas do estado da Bahia um dia inesquecível. Na tarde de segunda-feira (31), em pleno salão nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia, os alunos de ensino fundamental e médio esperavam com ansiedade receber as medalhas de ouro, prata e bronze e menções honrosas da premiação regional da 3ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas -OBMEP – realizada em 2007.

Os jovens presentes à cerimônia, vieram de toda a Bahia receber seus prêmios, sendo dez ganhadores de medalha de ouro. Lahara Machado Carneiro, de Conceição de Voité, Bruno Santos Mota Oliveira, de Serrinha, Cássio Silva de Sá Santos e Diego de Olçiveira Santos, de Feira de Santana, são alunos do nível 1 (5ª e 6ª séries). Gessica Santana Barbosa, de Itaberaba (nível 12 – 7ª série). Tarcísio Araújo Cedrim, Walassy Rosa da Silva, Felipe Azevedo Gomes, Patrícia Pereira dos Santos, de Feira de Santana, e Ernesto M. Reis dos Santos, de Monte Santo (nível 3- ensino médio).

Estudante do 3º ano do nível médio, Paulo Vítor Maltez, 18 anos, do município de Santa Terezinha recebeu medalha de bronze. “Para mim, isso é um estímulo para estudar mais, entrar em uma universidade e estudar engenharia”, afirmou. Aluno da Escola Estadual José Ribeiro, Élder Barbosa, 18 anos, de Canarana também foi agraciado com a medalha de bronze, que o deixou “muito feliz”. Essa é a terceira olimpíada da qual participa, conseguindo “melhor desempenho a cada edição”.

O diretor regional de Santo Antônio de Jesus (Direc-04), Clóvis Ezequiel dos Santos, destacou o estímulo que as olimpíadas de matemática causam no corpo geral de alunos. A competição mostra “que os meninos das escolas públicas têm potencial não só para conseguir conquistas pontuais, mas se desenvolver enquanto cidadãos”. Para o diretor da Direc de Barreiras, Adalton Soares, as olimpíadas de matemática são também uma forma de avaliação do ensino e da aprendizagem nas escolas.

O chefe do Departamento de Matemática da Ufba, Carlos Eduardo Bahiano, ressaltou o grande número de estudantes que participaram das olimpíadas em todo o país. Foram 17 milhões, nesta terceira edição. “Estes estudantes aqui presentes passaram por uma peneira extremamente fina e representam o que há de melhor em nossas escolas de conhecimento matemático”, declarou Carlos, enfatizando que nenhum país no mundo conseguiu desenvolvimento sustentável sem a matemática. A coordenadora da Olimpíada Brasileira de Matemática no Estado da Bahia, Luzinalva de Amorim, apontou as inclusões social e científica como os objetivos do evento. “Buscamos fazer com que os alunos estudem mais matemática, além da melhora da educação básica, a integração entre as escolas e as universidades públicas e a inclusão social por meio da difusão do conhecimento científico”, disse.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto voltado para a Escola Pública, seus estudantes e professores, que vem criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática.
Idealizada para ser um projeto de longa duração, a OBMEP se caracteriza por um conjunto de atividades que vão desde a aplicação e correção das provas até o Programa de Iniciação Científica realizado em diversas partes do país. Graças a essas atividades, está se formando, gradativamente, uma rede de capacitação de alunos e professores em muitas escolas públicas do país.

eas/is

Jackson Rubem:
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