Laptop grátis para quase 2 milhões de estudantes argentinos

Na Argentina, cerca de 42.000 estudantes de colégios pertencentes a 25 universidades nacionais receberão laptops como parte de um plano para melhorar a escola pública, que inclui treinamento e assistência ao processo de aprendizagem.

Ministro de Educación, Alberto Sileoni
Laptops grátis para quase 2 milhões de argentinos, mais de 3 milhões de livros já distribuídos, podendo chegar a 40 milhões, no governo da presidenta Cristina Fernández de Kirchner, segundo o ministro da educação, Alberto Sileoni.

A decisão de incorporar laptops nestes estabelecimentos será implementada através do Plano Conectar Igualdade do Ministério da Educação (Plan Conectar Igualdad del Ministerio de Educación), que desde a sua criação chegou a 358.227 estudantes, conforme a Telam:

“Para recuperar a escola pública secundária onde há um abismo digital que, logicamente, é acima de tudo social, anunciamos a entrega dos laptops aos 60 colégios pré-universitários do país”, disse o ministro da Educação, Alberto Sileoni.

O objetivo é equipar com laptops todas estas escolas para serem utilizados por alunos e professores, que, por sua vez, recebem o treinamento necessário para o melhor aproveitamento dos recursos.

Sileoni, que conduziu a cerimônia acompanhada por Diego Bossio, diretor da ANSES destacou o valor da presença do Estado para compensar essa desigualdade e disse que estes computadores “nunca chegariam a boa parte destes jovens se o Estado não estivesse comprometido com a sociedade.”

Durante a cerimônia, Bossio destacou, “Este ano temos o desafio de entregar 1,5 milhões de netbooks, demonstrando a presença de um estado que trabalha para a inclusão.” Acrescentou que “58% dos novos netbooks são produzidos internamente “.

O aluno Alejandro Castro Gamarra, da Faculdade de Belas Artes da Universidade de La Plata, disse a Telam que a ação governamental “abre uma porta para desenvolver projetos que têm a ver com o desenvolvimento de ferramentas multimédias e de alfabetização digital”.

Desde o início do programa, entregou mais de 350 000 netbooks em várias escolas de todo o país e é esperada para 2011, a distribuição de 1,5 milhões mais.

A iniciativa chega para alunos e professores em escolas secundárias públicas, de educação especial e de institutos de formação de professores.