Mais de 1 milhão de crianças e jovens que estão nas escolas, continuam analfabetos

Uma pesquisa divulgada  hoje (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), comprova a universalização do ensino fundamental no Brasil. É alto o índice de crianças de 7 a 14 anos que frequentam a escola: 97,6%! Faltou pouco para chegar a 100%.

Mas esta admirável quantidade de matrículas não traduz em qualidade da educação, no ano passado 1,3 milhão de crianças de 8 a 14 anos de idade não sabiam ler e escrever (5,4% dessa faixa etária). Desse total, 1,1 milhão (84,5%) freqüentavam estabelecimento de ensino.

O estudo, conforme publicado no site da Agência Brasil,  também mostra que 1,7% dos brasileiros que não sabem ler e escrever têm 14 anos (58,1 mil), idade em que já estariam perto de concluir o ensino fundamental. Porém, quase metade dessa grupo (cerca de 29 mil adolescentes) era analfabeta, mesmo freqüentando a escola.

O cruzamento de dados mostra também que os brasileiros de até 17 anos são as mais afetados pela pobreza. As pessoas nesta faixa etária são maioria entre os 30% mais pobres da população (com rendimento mensal de até meio salário mínimo per capita), segundo a Pnad 2007.

De acordo com o IBGE, uma das explicações para essa realidade é que as famílias com rendimentos mais baixos têm mais filhos. Outra hipótese é que muitas mães não podem trabalhar para cuidar das crianças e, assim, não geram renda. A maioria das crianças nessa situação vive nas Regiões Norte e Nordeste.