X
    Categories: Crianças

Médico otorrino responde a pergunta – Mau hálito tem cura? – II

O tratamento das bactérias anaeróbicas intestinais é feito através de uma “esterilização” do intestino com medicamentos para bactérias anaeróbicas e um repovoamento destes intestinos com lactobacilos que contem em medicamentos específicos.

É claro também que toda infecção superior e inferior do trato aéreo pode levar a halitose como: Amidalites, pneumonias, sinusites, rinites, (em especiais a rinite atrofica ozenosa) onde os tratamentos são feitos com antibióticos adequados.

Outras causas mais raras são a presença de tumores malignos na região de amigdala, língua, laringe, esôfago etc. Onde o tratamento é especializado.

Como podemos observar, existem várias causas de halitose, basta que se faça o diagnóstico através da história do paciente e algum exame, se necessário for, para iniciar o tratamento. É bom lembrar que existe pessoas onde não se encontra a causa do mal hálito e já se fez vários tratamentos sem melhoras; estes pacientes podem ter uma doença relativamente rara que é halitose essencial, que é provocada pelo próprio metabolismo (funcionamento) de seu organismo, de difícil controle.

Existem também pessoas que acham que tem halitose e não tem. Nenhuma pessoa da sua família já sentiu, mas insiste que tem halitose onde somente ela sente.

É importante saber que qualquer tentativa de modificar o hálito através de colutório como: Flogoral, Cepacol, Anapion etc. é prejudicial, pois normalmente estes medicamentos destroem bactérias da flora normal da boca, aumentando a população das bactérias nocivas; então os colutórios não ajudam, só atrapalham.

Voltar para a primeira parte deste artigo

Dr.Márcio Feitosa
Otorrinolaringologista. Especialista Pela Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia. Atendimento Clínica OTORRINOVISÃO) Praça da Bandeira, 35 Centro – Juazeiro – Bahia, Telefone: 0** 743 611 7949

Jackson Rubem:
Related Post